Início do Festival na década de 80, em Paranavaí. – Fotos: Acervo Sesc Paranavaí
.
Em 2021, por meio do projeto do Sesc Departamento Nacional: Memória Social e Patrimônio Cultural, a história do Festival de Folia de Reis do Sesc de Paranavaí foi editada em um documentário, para manter a memória dos Folguedos na região noroeste do Paraná e das quase quatro décadas feitas pelo Sesc Paranavaí.
O Festival Folia de Reis, organizado pelo Sesc, é um evento tradicional na região de Paranavaí e noroeste do Paraná e será retomado neste ano 2022, após a pandemia. A 38ª edição da festa, que é considerada uma importante manifestação do patrimônio imaterial brasileiro, está marcada para 22 de maio.
Desde sua origem, a Folia de Reis é passada de geração em geração, entre familiares e amigos de uma mesma comunidade. Por meio de música e encenação, homenagens ao dia dos Reis Magos refletem o modo como populações originalmente de zonas rurais do Brasil celebram esse momento. Manifestação de fé e arte popular trazida pelos portugueses no século XVIII.
O evento começou a ser realizado em Paranavaí, na década de 80, numa iniciativa do Sesc daquela cidade. No ínicio de caráter competitivo, atualmente a mostra já não tem esse perfil. Seu objetivo principal é o de contribuir para a manutenção da tradição, como ocorre em outras partes do Brasil.
Devido a pandemia da covid-19 o Festival de Folia de Reis do Sesc de Paranavaí não foi realizado nos anos de 2020 e 2021.
Em Paranavaí, a Folia de Reis é passada de geração em geração, entre familiares e amigos de uma mesma comunidade.
Guatá / Fonte: Portal da Cidade
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.