.
. Você tem até dia 09 de maio para enviar sua fotografia e fazer parte da exposição virtual “Com os pés na terra, com o olhar na paisagem”, promovida pelo Observatório do Espaço Público – OEP. Para participar, a pessoa interessada deve acessar o site: https://www.observatoriodoespacopublico.com/pésnaterra . Sua fotografia pode ser uma das escolhidas e estar na exposição virtual que será divulgada no dia 28 de maio, no site do OEP.
Inspirado no programa público “Se eu enfiasse os pés na terra: relação entre humanos e plantas”, do Museu Paranaense, o que leva a construção desse evento em nível estadual é a compreensão de que paisagem e vegetação são assuntos de extrema relevância nos dias de hoje”, conforme explica a curadoria da mostra.
“A paisagem é uma forma de habitar o mundo e ela nos une, enquanto seres humanos, ao espaço. Contudo, a sociedade brasileira não tem reconhecido toda a sua potencialidade para explicar quem somos e quem queremos ser. A ausência da vegetação em nossas cidades é um sinal evidente dessa desconexão. Nesse momento de mudanças climáticas, torna-se imperativo que nossa relação com as plantas seja cada vez mais resgatada e reforçada.”
A exposição “Com os pés na terra, com o olhar na paisagem” abre a possibilidade para que a conexão entre humanos e as plantas sejam registradas e evidenciem múltiplas formas dessa aproximação. Para tanto, as fotografias podem ser feitas em qualquer lugar dentro do Estado do Paraná, e a participação é aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos, que possua qualquer tipo de equipamento fotográfico digital, incluindo celular.
Uma série de vídeos explicativos sobre fotografia, vegetação, e paisagem estão disponíveis na página oficial do evento como forma de estimular e dispor de detalhamento técnico para os participantes.
Os participantes são convidados a refletir sobre as seguintes categorias:
1. Olhar de cima: a altura que permite uma percepção inusitada.
2. Olhar de baixo: a posição que revela uma certa reverência.
3. Olhar de longe: a visão panorâmica que compõe um todo coerente.
4. Olhar de perto: a aproximação que nos faz observar detalhes.
5. Olhar em movimento: quando a vista capta a dinâmica do momento.
Essas categorias podem se combinar, mas a fotografia deverá destacar somente o aspecto que mais inspirou o olhar. Todo tipo de técnica fotográfica será aceito, como forma de respeitar qualquer olhar criativo.
Serão proibidas fotografias que exponham:
1. Qualquer parte do(s) corpo(s) humano(s);
2. Qualquer tipo de conotação política, religiosa e/ou comercial;
3. Qualquer conteúdo sensível contrário ao tema dessa exposição.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.