.
O alinhamento poético em versos e prosas, o pensar e o falar de escritores, oficinas, vídeos, shows, performances artísticas, enfim, as diversas formas democráticas do exercício da palavra irão contornar a programação do 17º Festival Literário de Londrina – Londrix.
A edição de 2022, a ser realizada entre os dias 9 e 15 de maio, terá um grande atrativo: a presença do público. A maioria das atividades será desenvolvida no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, com entrada franca. A produção frisa que serão respeitadas as orientações sanitárias vigentes atualmente. O Museu fica na Rua Benjamim Constant, 900, com acesso pela Avenida São Paulo.
Trata-se de um acontecimento importantíssimo, já que todas as ações que tenham em seu cerno o incentivo à leitura, devam ser destacadas, de acordo com a reconhecida produtora cultural e diretora do Festival Literário de Londrina, Chris Vianna.
“Honrados estamos em poder novamente recepcionar pessoas de todas as idades interessadas nas atividades do Londrix, que, a cada edição, amplia a reverberação como um dos mais importantes eventos literários do Brasil e cumpre com a missão de debater questões pertinentes à literatura, lembra ainda que fomenta toda cadeia do livro”, frisou a diretora do Londrix.
O Londrix 2022 teve curadoria de Claudia Freitas, Frederico Fernandes e Marcos Losnak, e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
A realização é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA). O evento conta com parceria da Universidade Estadual de Londrina, via Museu Histórico de Londrina e Atrito Arte Editora, além de apoio cultural da Cultura Inglesa de Londrina.
Por conta da Covid-19, a edição anterior foi realizada virtualmente, através das redes sociais do Festival. A reaproximação direta com o público é aguardada há muito tempo.
Vianna, acrescentou que o Londrix cumpre a missão de ampliar a formação de leitores. “Além da semana com a programação incrível, depois continua com Sarauzinho em Escolas Municipais, Debate em Escolas do Ensino Médio e o Curso Encantamentos Poéticos em Parceria com a Secretaria do Idoso. O Festival fomenta, inclusive, a cadeia produtiva do livro que, em tempos de pandemia, movimentou ferramentas virtuais”, complementou.
Programação – A cerimônia de abertura será conduzida pela diretora do Festival Literário de Londrina, nesta segunda-feira (9), às 19 horas. Representantes e autoridades ligadas à área cultural vão comparecer, dentre eles, o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini.
Segundo o titular da pasta da Cultura, é uma satisfação muito grande saber que a 17ª edição do Londrix abre a temporada dos festivais em Londrina, de forma surpreendente. “Depois de dois anos, com a comunidade cultural se adaptando ao modelo híbrido, é uma alegria saber que o Festival Literário será realizado presencialmente. Afinal, a literatura, além da arte da descoberta, é a arte do encontro”, analisou.
A programação oficial será iniciada com o debate “Palavras em Ação”, em que o escritor Danilo Neiva, o ator Lucas Turino e o dramaturgo Luan Valero irão abordar as relações estabelecidas entre literatura e teatro. Aberta ao público, a conversa acontece após a abertura do evento literário, no Museu Histórico de Londrina. A mediação ficará a cargo de Marina Stuchi, escritora e doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Na sequência, haverá o lançamento do livro “Meu Amor é um Picles Passado”, do escritor Vinicius Comoti, paulistano radicado em Curitiba.
Oficinas – Na terça-feira (10), às 18h, será realizada oficina com a escritora Marina Miyazaki. A partir da leitura do breve texto “Palavras, Perfumes e Sentimentos”, de autoria de Miyazaki, os participantes assistirão, na sequência, ao curta-metragem “Sentimentário”. Trata-se de uma animação infantil com cinco minutos duração, baseada no texto apresentado anteriormente.
A atividade propõe-se à capacitação de professores do Ensino Fundamental II para incentivar, em sala de aula, seus alunos na criação do próprio “Sentimentalizo”. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail londrixproducao@gmail.com.
Outra atividade com inscrições abertas é a oficina infantil de Literatura de Cordel, com o professor pesquisador João Marcos Brandet, que também é neurocientista e fisioterapeuta. A oficina propõe um olhar infantil e inclusivo pela literatura de cordel. Ou seja, as crianças serão estimuladas à criação e à interpretação de poemas de cordel, utilizando a língua portuguesa, língua brasileira de sinais ou outra forma de expressão.
Para isso, os participantes terão uma aula em que serão instruídas sobre as características deste gênero literário popular. Ao final da atividade, todos os poemas serão reunidos em um livro, que será disponibilizado de forma gratuita pelo docente. O encontro será no dia 13 de maio, às 14h, e é destinado à faixa etária de 6 a 12 anos de idade. Inscrições também são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail londrixproducao@gmail.com .
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.