.
“Os relatos das grandes águas” trata-se de uma radionovela de ficção seriada, idealizada por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A obra deve ser apresentada ao público através da Internet, em três episódios de duração média de 10 minutos, no segundo semestre de 2022. A primeira etapa de sua realização já está em curso. A produção da radionovela está selecionando vozes que deem vida aos personagens. As pessoas interessadas devem se inscrever até o dia 17 seguindo as instruções que abaixo são enumeradas.
O projeto é de quatro estudantes que estão concluindo o curso de Cinema e Audiovisual. Os venezuelanos Oriana Stiuv e Francisco Criollo se juntaram aos brasileiros Giovana Ribeiro e Vinicius Boita para um realizar um trabalho de conclusão de curso muito especial. Consiste em um resgate histórico e cultural das lendas da região Trinacional do Iguassu entre Brasil, Paraguai e Argentina. Entre os objetivos do projeto está, a partir da divulgação de lendas guarani da região, promover a sensibilização e educação patrimonial para as relações da sociedade com comunidades indígenas da região, chamando atenção para a relevância da tradição oral ancestral e sua preservação. Para isso, escolheram a linguagem da radionovela como ferramenta, explorando o potencial da oralidade contido nas histórias populares.
A procura de Vozes – “Estamos procurando atores e atrizes de voz!”, explica Oriana Stiuv, responsável pela produção do projeto. Ela orienta que os interessados devem se comunicar pelo whatsapp +55 45 99853-3377. “A primeira fase do casting será em formato remoto e a pessoa já deve informar na mensagem de voz qual dos personagens gostaria de interpretar. A segunda fase será presencial no Jardim Universitário, assim como as gravações finais.
A produtora chama atenção para alguns cuidados que os candidatos devem ter com a gravação que irá enviar para a seleção. Buscar um local silencioso, usar o fone de ouvido como microfone e. se possível, utilizar um programa de gravação de áudio.
A produção da radionovela listou as características principais que devem ser atendidas para cada personagem:
Personagem 1 – Nathan: jovem masculino, entre 20 e 25 anos (sotaque da região); Personagem 2 – Maria: jovem feminina, entre 18 e 25 anos (sotaque da região); Personagem 3 – Tarobá: jovem masculino, entre 18 e 25 anos (precisa ter conhecimento da língua guarani) . Dá-se prioridade para quem é integrante de comunidade Guarani da região da fronteira trinacional) Personagem 4 – Naipi: jovem feminina, entre 18 e 25 anos (precisa ter conhecimento da língua guarani) . Dá-se prioridade para quem é integrante de comunidade Guarani da região da fronteira trinacional) Personagens 5 e 6 – Pajé e Cacique: voz madura masculina (+40 anos) Personagem 7 – M’Boi: voz madura masculina ou feminina (+25 anos) Personagens 8, 9,10 – Nhamandu, Tupã, Nhanderú: voz madura masculina (+40 anos) Personagem 11, 12 – Jotes (extras): voz madura feminina ou masculina (+25 anos)
Sinopse – Para contar sobre as Cataratas, o roteiro assinado Giovana Ribeiro prevê que um grupo de jovens amigos iguaçuenses que recebem a visita de um visitante estrangeiro e o levam para banhar-se nas águas do Rio Iguaçu. Entre o banho de rio e a apreciação do tereré pelo grupo, um questionamento do jovem turista faz com que o restante do grupo, composto por moradores da região, traga à tona suas versões conhecidas da famosa “Lenda das Cataratas”. Através de personagens como Naipi e Tarobá e da entidade de Ñanderu, na radionovela os anfitriões tentam explicar ao amigo visitante a história das Cataratas do Iguaçu.
Homenagem a Foz – Os graduandos da Unila também explicam que a radionovela atende a outra finalidade. “Foi um período marcante na vida de cada um e a escolha do tema é uma homenagem à região, em especial à cidade de Foz do Iguaçu, que os abrigou durante o período em que cursaram a Universidade. Foram culturas e vivências compartilhadas por dezenas de pessoas de toda América Latina, e graças a essas trocas chegamos hoje a esse projeto. Queremos reunir nossas histórias e experiências celebrando o encerramento de um ciclo.”
Ficha técnica Gênero: Ficção mítica / Audiodrama Duração média do episódio: 10 min Número de episódios: 3 Formato: Podcast Emissão (plataformas): Anchor, Spotify, Apple Podcast, Google Podcast Idioma: Português
Equipe técnica: Equipe conformada por estudantes da UNILA Roteiro – Giovana Ribeiro, Brasileira, 25 anos. Produção – Oriana Stiuv, Venezuelana, 23 anos. Direção Geral e Direção de Som – Vinicius Boita, Brasileiro, 23 anos. Mixagem – Francisco Criollo, Venezuelano, 25 anos. Assistente de produção – Cybele Verazain Zuazo, Boliviana, 23 anos.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.