.
A ACT Promoção da Saúde, em parceria com o Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Vital Strategies, lança concurso cultural para a seleção de fotografias sobre o tema do impacto ambiental do tabaco e a poluição plástica. As inscrições para o concurso cultural “Bituca é plástico: Impacto ambiental do tabaco e poluição plástica” são gratuitas e estão abertas até 20 de junho.
>> Acesse o edital
>> Retificação n.1 – Item 5
>>
O impacto ambiental do tabaco ainda não é muito conhecido. São descartados 4,5 trilhões de cigarros por ano em todo o mundo. Bitucas (ou guimbas) de cigarro são o resíduo mais descartado, cerca de 766,6 milhões de quilos de lixo tóxico a cada ano. Elas também são o lixo plástico mais comum nas praias, tornando os ecossistemas marinhos mais suscetíveis a riscos e mortes. Além disso, cerca de 5% do desmatamento global está associado à produção de tabaco.
Quando as bitucas são descartadas de forma inadequada, os filtros são decompostos por fatores como luz solar e umidade e liberam microplásticos, metais pesados e muitos outros produtos químicos, impactando a saúde e o ecossistema. Os microplásticos entram na cadeia alimentar e estão associados a sérios impactos na saúde humana e animal, podendo afetar o desenvolvimento cerebral, taxas de respiração, genética e muito mais, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Por isto, o tema “Tabaco: Ameaça ao Meio Ambiente” foi escolhido pela OMS para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de Maio.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.