Exposição inclui fotografias históricas, objetos e capas de jornais. Imagem: Municipalidad de Ciudad del Este
. Localizado na área central de Ciudad del Este, o museu municipal El Mensú abriu ao público, nesta semana, uma nova exposição. A mostra temporária, dedicada à Guerra do Chaco, tem entrada gratuita. O horário para visitas é das 8h às 16h, de segunda a sábado, e das 10h às 16h, aos domingos (hora paraguaia).
A exposição relembra a história do conflito disputado por Paraguai e Bolívia entre os anos de 1932 e 1935, tendo como motivo a posse do Chaco, território localizado no coração da América do Sul. Ao término da contenda, marcada por condições como calor extremo e escassez de água, o Paraguai ficou com a maior parte da área em litígio.
O acervo traz fotografias de momentos como a assinatura do acordo de paz e objetos emprestados por colecionadores, a exemplo de balas de canhão, armas, capas de jornais e instrumentos utilizados pelas enfermeiras e médicos que acompanhavam as tropas.
O museu El Mensú fica na Avenida Pioneros del Este, ao lado do prédio da prefeitura de Ciudad del Este. A distância em relação à Ponte da Amizade é de cerca de 1,5 quilômetro, via Rodovia Internacional. Perto dali, é possível conhecer também atrativos como o Lago da República e o Parque Verde.
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.