Estudantes veteranos estão mobilizados para receber os estudantes ingressantes de 2017. Batizada como “Adote uma capivara”, a campanha de hospedagem solidária tem o objetivo de auxiliar os calouros que vêm de outras cidades e países e precisam de um suporte até resolverem questões como matrícula e moradia própria. Os organizadores disponibilizaram um banco de vagas online, no qual os estudantes dispostos a oferecer hospedagem cadastrem suas casas, e os calouros que procuram vagas entrem em contato a partir dos dados dessa planilha. Também há uma tabela exclusiva para meninas, organizada pelo coletivo Marti Vive. A iniciativa é dos estudantes da UNILA, mas também está aberta a técnicos e professores que tenham interesse em disponibilizar hospedagem em sua residência. Em tempo. A campanha leva esse nome brincando com o apelido que os unileiros ganharam quando dos primórdios da instituição federal de ensino. Na época, por andarem sempre em grupos, foram comparados às capivaras que habitam parte da área reservada da Usina de Itaipu, onde funcionava provisoriamente a universidade recém criada. No entanto, o que era pejorativo acabou sendo assimilado com humor e, com isso, neutralizado. Atualmente, o que nasceu para ser um insulto de um punhado de conservadores, passou a ter charme e é bem utilizado como marketing e ou identidade pela maioria dos estudantes da Unila.
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