.
Cursos gratuitos para quem quer aprender a programar – Crédito: RossHelen/iStock7
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o Brasil precisará de quase 800 mil profissionais da área de TI até 2025. Com esse apagão de mão de obra especializada, investir em capacitação é um passo essencial, principalmente para quem está de olho nas vagas abertas.
Quem quer aprender a programar, por exemplo, pode entender mais sobre Python, Java, C#, entre outros conteúdos relacionados à programação por meio do site. As aulas são gravadas e ministradas por grandes empresas, tais como Microsoft, Oracle e Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). Em alguns cursos do Eu Capacito, é possível obter certificado.
Com 4 horas e 33 minutos de duração, o curso ensina a escrever as primeiras linhas de código com Python, além de abordar armazenamento, manipulação de dados e outros assuntos. Inscreva-se aqui.
São abordados os fundamentos da programação Java, tais como variáveis, objetos, loops, arrays e construções de decisão. Possui 6 horas de duração. Acesse aqui.
Com 80 horas de duração, é possível obter certificado ao final deste curso. Aborda orientação a objetos, IDES, conversões, estruturas de repetição, entre outros temas. Saiba mais aqui.
O curso conta com uma rápida introdução sobre linguagem de programação, Python, compilação e processo de programação. Confira aqui.
Possui carga horária de 80 horas e oferece certificado de conclusão. Neste curso, você terá uma introdução sobre Python, variáveis, manipulação de listas, funções e módulos, bibliotecas externas, sistema operacional e muito mais. Acesse aqui.
Neste curso de apenas duas horas, os interessados aprendem a criar expressões boolianas mais complexas e expressivas; usará blocos de código para controlar o escopo da variável e o caminho de execução do seu código; ramificará o fluxo de código usando a instrução switch-case, entre outros conceitos. Saiba mais aqui.
O curso da Microsoft oferece ensinamentos sobre como gravar as primeiras linhas de código C#, armazenar e manipular dados para modificar seu tipo de aparência, executará a funcionalidade interna disponível em bibliotecas de códigos, entre outros. Acesse aqui.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.