.
Mario Toñánez (esquerda) interpreta um chefe tribal. – Imagem: Reprodução
A série espanhola “Sem Limites”, do serviço de streaming Amazon Prime Video, está dando o que falar no Paraguai. O motivo é a presença de dois atores do país, o veterano Mario Toñánez e a jovem Majo Cabrera, que surgem na tela falando em guarani com os protagonistas Rodrigo Santoro e Álvaro Morte (o Professor, de “La Casa de Papel”).
A participação de Toñánez e Cabrera, que interpretam nativos da América do Sul, acontece no terceiro episódio da produção, que conta a história da volta ao mundo empreendida no século 16 pelo português Fernão de Magalhães (vivido por Rodrigo Santoro) e pelo espanhol Sebastián Elcano (personagem de Álvaro Morte).
Um dos trechos mais comentados é o do vídeo abaixo, publicado no Twitter pelo usuário Marciano López:
Ainda antes da repercussão, Majo Cabrera e Mario Toñánez concederam entrevista ao canal El Trece, do Paraguai, dando detalhes da produção:
A viagem iniciada por Magalhães em setembro de 1519 e concluída por Elcano em 1522 é considerada uma das mais importantes da história das navegações, por ter encontrado o ponto de ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico e retornado ao porto de partida pelo outro lado do mundo, provando que a Terra é redonda.
Não por acaso, o canal encontrado pela expedição no extremo-sul do continente americano, batizado inicialmente de Estreito de Todos os Santos, hoje é conhecido como Estreito de Magalhães, em homenagem ao comandante falecido nas Filipinas em 1521.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.