.
Cursinho Pré-Vestibular da Unioeste/Foz – Foto: Marcos Labanca
O Cursinho Pré-Vestibular da Unioeste/Foz realiza aulão, nesta sexta-feira e sábado (8 e 9), preparatório para o vestibular da instituição pública de ensino superior. O intensivo, com revisão e dicas aos candidatos, é gratuito e aberto para a comunidade.
Para participar não é preciso inscrição prévia por quem faz o cursinho nem pelos demais interessados. Como a atividade será no miniauditório do campus, o número de participantes está limitado a 120 pessoas, público que o espaço comporta.
O aulão está dividido em:
Os professores que atuarão no aulão são acadêmicos de vários cursos da Unioeste/Foz, como Enfermagem, Letras, Pedagogia, Matemática, engenharias Elétrica e Mecânica e Direito. Eles foram selecionados e são orientados por docentes da universidade e docentes da rede básica.
O intensivo de revisão é voltado para o vestibular da Unioeste, que acontece neste fim de semana. Como conhecimento nunca é demais, os conteúdos aprendidos poderão ajudar os estudantes em outras seleções para ingresso no Ensino Superior.
“Ajuda, sim, os alunos em outros processos seletivos. Contudo, o interessante é participar do Cursinho Pré-Vestibular para ter um tempo hábil de leitura e estudos, de preparação”, ressalta Berenice Borssoi, da coordenação do Cursinho Pré-Vestibular da Unioeste/Foz. Ela também é professora do curso de Pedagogia e atua na área de organização do trabalho pedagógico e estágios curriculares supervisionados.
A professora explica que o aulão, sexta-feira e sábado, será uma revisão de conteúdos trabalhados nas disciplinas do projeto. Abrangem as áreas de biologia, línguas estrangeiras (inglês e espanhol), física, química, matemática, português, redação, literatura, sociologia, filosofia, história e geografia.
Destinado a estudantes de escolas públicas e a partir de uma perspectiva social, o Cursinho Pré-Vestibular do campus é realizado desde 2008, vinculado ao Programa Ser Mais Unioeste. Contempla alunos que concluíram ou são concluintes da educação básica.
Há, ainda, outro viés da proposta. Ela permite aos “acadêmicos da universidade vivenciarem a extensão da universidade, que amplia as oportunidades da comunidade de Foz de Iguaçu e região de ingressarem no Ensino Superior público”, expõe a professora.
“De fato, tem sido um relevante e importante meio para que a população menos favorecida tenha acesso ao Ensino Superior público de excelência, público e gratuito”, sublinha Berenice Borssoi. Os dados de aprovação foram extraídos do projeto de extensão Cursinho Pré-Vestibular da Unioeste/Foz do Iguaçu, referentes às edições 2017 e 2018.
Para fortalecer o projeto, a instituição aguarda ser contemplada em convênio que viabilizará o aporte financeiro necessário para custear bolsas e transporte para os acadêmicos que atuam como professores no cursinho. Os r
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.