.
O portal H2Foz vem registrando já faz algum tempo personagens de Foz do Iguaçu em vídeo. O projeto é básico: voz àqueles que experimentam e constroem relações cotidianas na fronteira. Em vídeos curtos, a documentação da memória da região. Assim são os audiovisuais produzidos a partir de depoimentos de duas vendedoras paraguaias. Francisca Coronel e Eliodora Gonzales contam a lida no comércio ambulante e suas décadas de conhecimento da geografia econômica da cidade.
Dona Francisca Fernandez Coronel criou dez filhos com o dinheiro das vendas de produtos naturais do Paraguai no centro de Foz do Iguaçu. Tudo começou há mais de 50 anos, quando ainda era comum transportar mercadorias de canoa pelo Rio Paraná. A senhora paraguaia tem uma gama enorme de chás, xaropes, ervas, farinha, bolinhos, galletas etc. em seu histórico ponto comercial, localizado na Rua Belarmino de Mendonça com Avenida Brasil. Conheça um pouco mais dessa história.
Moradora de Presidente Franco, a vendedora Eliodora Gonzales atravessa a fronteira diariamente para trabalhar em Foz do Iguaçu. Ela tem o seu ponto comercial na esquina da Avenida Brasil com a Rua Belarmino de Mendonça. Em sua participação no quadro Vidas do Iguaçu, a paraguaia compartilha as memórias e diz que busca honrar o legado da mãe.
Para assistir a outros vídeos do projeto, clique aqui.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.