.
Imagem do período medieval analisada no livro – Foto: Reprodução/ Laboratório de Imagens
. A arte medieval está relacionada a um período denominado Idade Média, que durou, aproximadamente, desde a queda do Império Romano em 476 d.C. até o início do Renascimento, em 1300. O trabalho produzido ao longo desses dez séculos concebeu heranças artísticas do Império Romano e do estilo iconográfico da igreja cristã, ligadas à cultura bárbara do norte europeu. Um dos legados da época foi o registro de escritas ou cenas sagradas em imagens e pinturas.
As discussões abordadas pela disciplina Introdução aos Manuscritos Medievais (FLH0116 – Introdução à História da Arte Medieval) deram origem à publicação Laboratório de imagens: estudos sobre as imagens medievais, que surgiu como experiência didática para análise e aprofundamento do tema nas aulas do segundo semestre de 2020. O livro pode ser conferido gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP, neste link.
Com a organização de Maria Cristina Correia Leandro Pereira, professora e pesquisadora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e André Luiz Marcondes Pelegrinelli, estagiário do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) do Departamento de História, a obra conta com a participação de 12 trabalhos de conclusão de alunos da disciplina.
“Está-se diante, portanto, de um verdadeiro laboratório, em que não se tratava apenas de aprender e exercitar o trabalho de análise de imagens medievais, mas também de aprender e exercitar o trabalho de escrita acadêmica, de produção de um texto para publicação. Para a grande maioria deles, tratou-se da primeira experiência nesse sentido – e que, esperamos, inaugure uma longa série”, destacam os organizadores do livro.
O compilado apresenta ampla variedade na escolha dos objetos de estudos e das abordagens apresentadas. A maioria dos capítulos mostra imagens temáticas de manuscritos referentes à Baixa Idade Média e à Europa Ocidental Continental. Segundo os organizadores, isso acontece devido à maior proximidade linguística e facilidade de acesso à bibliografia e às fontes necessárias.
A publicação traz, em 12 capítulos, comparações com outras imagens e com tradições textuais que foram estudadas considerando o contexto de produção ou do conjunto da obra em que se encontram. É possível acompanhar, por exemplo, as análises e os aprofundamentos na representação de Caronte em uma pintura mural do Inferno, na Capela Strozzi. A obra também ressalta elementos no mural leste da Capela Palatina dos Medici — ambas localizadas em Florença, na Itália.
Nardo di Cione. Inferno. Segmento do Julgamento Final (1350-1357). Capela Strozzi, Basílica de Santa Maria Novella, Florença – Infográfico: Bruno dos Santos Menegatti
Benozzo Gozzoli. Florença, Palazzo Medici Riccardi, Capela dos Reis Magos (Mural Leste) – Imagem: Reprodução
Outro destaque se dá para a obra Chirurgia, de Roger Frugardi, que apresenta práticas cirúrgicas acompanhadas por registros de cenas bíblicas. A combinação entre as esferas sacra e profana, bem como a cristã e pagã, é uma característica do manuscrito Carmina Burana. Essa mescla é evidente nas imagens que representam a Roda da Fortuna e os bebedores em uma taberna. .
Roger Frugardi, Chirurgia, último quarto do século XIII ou primeiro quarto do século XIV. Londres, British Library, Sloane Ms. 1977, 1r-46v, f. 2r. – Imagem: Reprodução/Laboratório de Imagens
De acordo com os organizadores, o e-book Laboratório de imagens: estudos sobre as imagens medievais busca complementar a formação acadêmica de seus autores e fornecer material bibliográfico acessível, em português, para os interessados no tema. A coletânea integra a série Primeiros Olhares — que abriga trabalhos produzidos por alunos iniciantes em estudos de imagens.
Laboratório de imagens: estudos sobre as imagens medievais (2022) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) Organização: Maria Cristina Correia L. Pereira e André Pelegrinelli Páginas: 315 Download: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/807
Esse não é o único livro produzido por pesquisadores da Universidade. O Portal de Livros Abertos da USP é uma plataforma on-line que reúne uma série de obras acadêmicas e científicas disponibilizadas de forma gratuita. Os livros são divididos em mais de 70 categorias diferentes. Para acessar o catálogo, clique aqui.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.