.
Até dia 2 de setembro de 2022, a 22ª Bienal Sesc_Videobrasil realiza uma chamada aberta para artistas. Esta edição acontecerá em outubro de 2023, em São Paulo, depois de ter sido adiada por dois anos, por conta da pandemia de Covid-19.
Trabalhos em qualquer formato e linguagem podem ser inscritos por artistas e/ou coletivos, que sejam nascidos/as/es ou residam em países do Sul Global, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – ou radicados/as/es nestes por ao menos cinco anos –, bem como artistas indígenas de quaisquer nacionalidades.
O evento chega em 2023 à sua 22ª edição, intitulada A memória é uma ilha de edição – uma frase retirada do poema “Carta aberta a John Ashbery”, de Waly Salomão (1943–2003). Com curadoria Raphael Fonseca (Brasil) e Renée Akitelek Mboya (Quênia), a bienal marca também o 40º aniversário do Videobrasil, um evento que, ao longo das décadas, expandiu-se às mais variadas linguagens artísticas.
19º Festival. fotógrafo_Everton Ballardin. Acervo Videobrasil
Nesta celebração, “faz-se necessário, portanto, não apenas refletir sobre o tempo e as muitas concepções de memória, mas também revisitar a importância do vídeo nessas quatro décadas”, escrevem os curadores. Fundadora e diretora artística da Videobrasil, Solange Farkas – que organizou a primeira edição do festival em 1983 –, destaca o contexto em que acontece esta chamada aberta a artistas, depois de dois anos de uma pandemia que deixou milhões de vítimas em todo o mundo: “Sobreviver em face da adversidade é necessário, e a Bienal celebra a expressão de diferentes vozes, formas de negociar o passado histórico e maneiras de refletir, em imagem, a criação atual”.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.