.
Imagem: Gerd Altmann / Pixabay
Jornalistas, ativistas e demais pessoas interessadas podem se inscrever no webinar gratuito e em espanhol “Jornalismo, inteligência artificial e direitos humanos”. O evento será realizado pela UNESCO e a Sociedad Interamericana de Imprensa (SIP) nos dias 6 e 7 de setembro.
O encontro vai debater o papel dos profissionais de mídia e comunicação diante dos principais desafios tecnológicos da indústria de notícias, oferecendo uma perspectiva sobre o uso de tecnologia de ponta no contexto social do jornalismo e dos direitos humanos. Na pauta, além dos aspectos tecnológicos, as questões éticas e legais.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, aqui. Não é preciso ser jornalista para se inscrever. Os participantes receberão um certificado.
O evento será coordenado por Natalia Zuazo, consultora da Unesco baseada em Montevidéu, e por Carolina Martínez Elebi, especialista em Tecnologia da Informação e Direitos Humanos.
No dia 6, a partir das 11 horas, a coordenação traçará um histórico da tecnologia, explicando as legislações globais e regionais e seus impactos sociais, políticos e econômicos. Dentro da programação também está prevista discussão sobre notícias falsas; funcionamento da internet e aspectos de seu gerenciamento.
No dia 7 de setembro, o evento terá como foco os riscos da inteligência artificial para a sociedade e discutirá transparência e privacidade à luz dos direitos humanos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Também serão focos das apresentações do evento a vigilância massiva, a proteção do meio ambiente, a questão de gênero, o impacto ético das automações. Por último, oportunidades e riscos da da inteligência artificial para o jornalismo. Durante o decorrer do curso as pessoas participantes terão acesso à Recomendação de Ética da Inteligência Artificial que a UNESCO aprovou em 2021.
No dia 7, Fabrizio Scrollini, diretor da organização Iniciativa Latino-Americana de Dados Abertos (ILDA), fará uma exposição sobre o SIP Bot, ferramenta de monitoramento em tempo real do estado da liberdade de imprensa no jornalismo das Américas que opera usando Inteligência Artificial.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.