.
O Cineclube Cinelatino promove a estreia do documentário Pasajeras (Brasil, 2021), da cineasta e professora da UNILA, Fran Rebelatto, no Cine Cataratas, na terça-feira, 20 de setembro de 2022, às 19 horas, com entrada a R$ 7,00.
O filme relata a história de mulheres que transitam entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina em busca de trabalho, passando de um lado a outro do rio Paraná com suas memórias, seus atravessamentos e sonhos. As cenas, que foram gravadas no Brasil e no Paraguai com diálogos em maká, guarani, português e espanhol, revelam as paisagens naturais e simbólicas que constituem a Tríplice Fronteira em um exercício de escuta e mirada anti-hegemônica frente aos discursos que constituem o território.
A produção de Pasajeras teve, segundo a diretora, um compromisso histórico de mudança nos sets de filmagens. A equipe, composta majoritariamente por mulheres, deu um passo em direção à construção de um fazer audiovisual cada vez mais plural e diverso, em que se fazem ecoar, dentro e fora dos sets, vozes que vêm ganhando cada vez mais força no cenário do cinema latinoamericano contemporâneo. Além de ser integrada por docentes da UNILA e também discentes do curso de Cinema e Audiovisual da mesma universidade, proporcionando uma oportunidade de experienciar a prática cinematográfica no território da Tríplice Fronteira.
Após a sessão, a diretora, a equipe e o elenco participam de um debate no Sudacas, seguido de sarau. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias do Cine Cataratas ou, com acréscimo da taxa de serviço de R$2,00, pelo site https://www.cinecataratas.com.br/
Na próxima semana o filme de Rabelatto também estará em evidência em outras cidades. No dia 22. estreará na Mostra CineBH, em Belo Horizonte, às 19h30. Na mesma noite, o filme será debatido no curso ‘Policing the Bordelands’ na Universidade de Nova York, Ithaca College.
Aqui um recorte do comentário/apresentação sobre o filme. O fragmento é assinado pelos pelos curadores da Mostra Brasil da Cine BH:
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.