Espaço interno do “Barracão” (Fotos: arquivos Roberto Virginio)
Neste 26 de setembro, o Teatro Municipal Otília Schimmelpfeng completa três décadas de existência. O “Teatro Barracão”, assim conhecido e que aparece na lista de edificações de Foz do Iguaçu que um dia possam ser tombadas como Patrimônio Histórico da cidade, abriu suas portas em 1992. À época, com a expectativa de ser um equipamento que respondesse imediatamente na ausência de um palco e abrigo para as artes iguaçuenses.
Em Foz, durante as últimas três décadas, o Teatro Barracão e suas modestíssimas instalações, foi causa e consequência da luta de muitos artistas e ativistas locais perante a indiferença dos governantes. E se fez gigante pela diversidade, abrindo as portas para acolher manifestações artísticas e culturais de todos os gêneros.
. O teatro ganhou forma através do Projeto Barracão, um programa de incentivo à cultura do Governo do Estado, bancado pelo extinto Banco do Estado do Paraná – Banestado. Construído em madeira, custou cerca de 50 mil cruzados novos (o que corresponderiam atualmente algo em torno de R$ 5.500,00, depois de tantas variações e mudanças de moeda no País).
O idealizador da obra foi Constantino Viaro, da Fundação Teatro Guaíra, que adotou o formato como uma opção de baixo custo e de caráter transitório, para suprir a falta de locais para apresentação de artes cênicas. A ideia, que foi concretizada também em outras cidades paranaenses, era incentivar os municípios a construir teatros em definitivo, posteriormente. O que aconteceu, por exemplo, em Maringá e Cascavel.
Ainda à espera de que o poder público municipal dote a cidade com outra edificação, condizente com o tamanho de sua população e importância, o velho Barracão continua a abrigar a expressão criativa dos iguaçuenses.
.
Teatro Barracão de Foz do Iguaçu em construção no início da década de 1990
O imóvel do Teatro Barracão, localizado nos fundos da Praça da Bíblia na Avenida República Argentina (região do bairro Jardim São Paulo), é uma das indicações para ser reconhecido como patrimônio cultural de Foz do Iguaçu.
A estrutura foi construída no início da década de 1990, por iniciativa do Banestado, o extinto Banco do Estado do Paraná. O Teatro Barracão foi um projeto padrão replicado em cidades como Maringá e Cascavel.
De 2020 até meados de 2021, por conta da pandemia, suas atividades foram reduzidas.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.