.
A edição 2022 do Festival de Cinema Italiano começa no dia 4 de novembro e segue até o dia 4 de dezembro. Este ano, o evento que será híbrido, com sessões presenciais e online, exibirá 33 longas entre inéditos e a retrospectiva Musas do Cinema Italiano.
. Neste ano, a versão presencial selecionada do Festival acontecerá em 49 salas em cerca de 38 cidades do país, e a versão completa de todos os filmes no streaming estará disponível para todo o país na plataforma do site do Festival. As sessões, tanto presenciais quanto online, são gratuitas. Ao final do Festival, o filme mais concorrido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.
. Entre os filmes a serem exibidos, alguns já apresentados em importantes festivais internacionais. Do Festival de Veneza vêm Siccità (Seca), de Paolo Virzì, que recebeu os Prêmios Francesco Pasinetti 2022, dado pelos Jornalistas Cinematográficos Italianos e Soundtrack Stars Award de melhor trilha sonora; a comédia Acqua e Anice (Água e Anis) com direção de Corrado Ceron, e traz Stefania Sandrelli, no elenco; e Il Bambino Nascosto (O Garoto Escondido), de Roberto Andò. Já Calcinculo (Carrossel), de Chiara Bellosi, estreou no Festival de Berlim de 2022. Todos eles terão sessões presenciais e também ficarão disponíveis na plataforma do site do Festival. A única exceção neste formato é o filme escolhido para representar a Itália no Oscar de 2023, Nostalgia, de Mario Martone. Ele só terá sessões presenciais.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.