22 de novembro de 2024
Anuncie aqui
Sobre
Fale conosco
De Letra
Poesia
Literatura
Tirando de Letra
Livro
Contos e Crônicas
On-Line
Cultura Digital
Cinema
Vitrine
Oportunidade
Rádio
Cultura em Movimento
Música
Artes cênicas
Fotografia
Memória
Guatá
Bem Viver
Vida saudável
Ecologia
Ciência
Universidade
Geral
Fronteiras
Trinacional
Mulher
Movimentos Sociais
Antirracismo
Povos
Assista
PESQUISAR
Luzia Tiemi Oikawa, presente! - Um comentário de Nilson Monteiro
Luzia Tiemi Oikawa, presente! - Um comentário de Nilson Monteiro
19 de outubro de 2022
Compartilhar
Reproduzimos um comentário do escritor Nilson Monteiro, contemporâneo da luta de Luzia Oikawa no movimento londrinense de resistência ao regime militar e redemocratização do País.
.
“Homenagem mais do que merecida
.
A querida Luzia Tiemi Oikawa, amiga, companheira, filha mais nova da Catarina e mãe da Bia, participante de movimento estudantil, brasileira da gema, falecida no ano passado, está sendo homenageada desde ontem, dia 18, em Foz do Iguaçu, durante a Mostra Estadual de Experiências Exitosas no SUS, intitulada “Paraná mostra o SUS que dá certo!”.
.
O evento acontece durante o XXXVI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde e prevê a entrega ao vencedor da mostra o 1º Prêmio Luzia Tiemi Oikawa, destinado à experiência exitosa de destaque no estado, desenvolvida por apoiador regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS). A premiação será realizada nesta quinta, às 11 horas, no mesmo Hotel Bourbon Resort, onde ocorre o Congresso.
.
A notícia do prêmio ser intitulado à ex-aluna de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (1974-1978), Luzia Tiemi Oikawa, a Tiemi (foto), deixa a comunidade universitária cheia de orgulho, alegria e saudades. Ela fez parte do movimento estudantil da UEL, do mítico Jornal Estudantil “Poeira” e foi presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Ciências Humanas (CCH).
Participou ativamente da implantação do Sistema SUS em Cambé, promovendo mobilização popular e organizando as Conferências de Saúde no Município.
.
Tiemi, como era carinhosamente chamada, foi por quase dez anos secretária-executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná. Foi a primeira funcionária da instituição, ainda quando se chamava Associação Paranaense de Secretários Municipais de Saúde (Apasems).
.
O médico Gilberto Berguio Martin, primeiro presidente da Apasens e que ao longo de anos trabalhou junto com Tiemi, primeiro na Secretaria Municipal de Saúde de Cambé, quando foi secretário depois, na Apasems, e por último na Secretaria Estadual de Saúde. Ele lembra: “Era estudante e quando entrei pela primeira vez no DCE para participar do movimento estudantil e principalmente do Jornal “Poeira”, foi ela quem me acolheu e mostrou como as coisas funcionavam no Diretório. Uma pessoa pela qual tenho uma grande ligação de amizade e companheirismo”, diz Martin.
.
Luzia Tiemi Oikawa faleceu no ano passado, deixando uma marca importante dentro do COSEMS-PR e na Saúde Pública do Paraná. Ivoliciano Leonarchik, presidente do COSEMS-PR, destaca o legado de aprendizagens, não apenas técnicas, mas também de convivência, cuidado e respeito ao ser humano. “Foi extraordinária na forma de acolher, se posicionar, conduzir grupos e discussões. Ainda é exemplo de resiliência, dedicação, comprometimento com tudo que se faz e com as pessoas a volta. Suas frases ecoam entre as paredes de nosso escritório e na boca da equipe técnica durante os encontros. Seu sorriso, ainda em destaque em nossas memórias, é confortante e motivador”, afirma em carta enviada à família da homenageada.
.
Contratada em fevereiro de 2010 no COSEMS, Tiemi participou da organização do primeiro espaço físico do conselho – uma sala cedida pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) dentro da sua sede, na curitibana rua Piquiri. Entre outras empreitadas, a secretária esteve envolvida com a diretoria do Cosems e a secretaria-executiva da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na estruturação dos conselhos regionais de secretarias municipais de Saúde (Cresems) e das comissões intergestores regionais (CIR) do Paraná.
.
Também foi uma das pessoas a trabalhar na implantação do Projeto Apoiadores, além de participar de uma série de outras ações em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) nos níveis municipal, estadual e nacional. Tiemi manteve sua posição no COSEMS-PR durante seis gestões e é reconhecida por todos os integrantes dessas diretorias como peça fundamental no fortalecimento da entidade e da gestão municipal de saúde pública.”
.
Nilson Monteiro, escritor e jornalista em Curitiba, Pr.
Compartilhar
Memória
Tirando de Letra
ANTERIOR
Dias Gomes completaria 100 anos neste 19 de outubro
PRÓXIMO
Museu Oscar Niemeyer promove exposição inédita de obras de Poty Lazzarotto
Leia mais
Memória
Paranaguá sedia “Seminário Coluna Prestes – 100 anos”
14 de novembro de 2024
Solidariedade
Tirando de Letra
Sarau Sopro de Sol reúne recursos para ajudar professor em tratamento contra o câncer
2 de novembro de 2024
Geral
Memória
Coluna Prestes, maior marcha militar do mundo, completa 100 anos neste outubro
28 de outubro de 2024
Últimos posts
Antirracismo
Pesquisa: seis em cada 10 negros ouvidos sofreram discriminação no último ano
20 de novembro de 2024
Antirracismo
Brasil
20 de novembro: Dia da Consciência Negra é feriado nacional pela primeira vez no Brasil
20 de novembro de 2024
Agenda
Música
Lorena Bellenzier apresenta concertos de violão em Foz e Sta Terezinha de Itaipu
20 de novembro de 2024
Agenda
Cinema
Quarta (20), Puerto Iguazú sedia o Festival de Cinema Latino-Americano 3 Margens
20 de novembro de 2024
Antirracismo
Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa
19 de novembro de 2024
Inclusão
Vida saudável
Caravana de Foz participa do Congresso Paranaense de Síndrome de Down
19 de novembro de 2024
Assine o nosso boletim!
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.
INSCREVA-SE AGORA!