. Depois de dois anos apenas com atividades online, o Pint of Science volta aos bares de Foz do Iguaçu na próxima semana. O evento, considerado o maior festival de divulgação científica do mundo, será realizado de 07 a 09 de novembro com atividades sempre a partir das 19h. Nesta edição, o Tetris Container Hostel e o 277 Craft Beer vão receber as palestras. .
Com o tema “O Redespertar da Ciência” o PintFoz 2022 quer aproximar pesquisadores da comunidade de Foz do Iguaçu para discutir o impacto da ciência no cotidiano, em um ambiente leve e descontraído. “A edição deste ano é ainda mais marcante porque é uma retomada das atividades presenciais do Pint of Science depois de dois anos de pandemia. E se estamos podendo nos reunir, em um evento no bar, foi justamente por conta da vacina e outros avanços que a Ciência nos proporcionou. Então, se faz ainda mais relevante proporcionar esse encontro com os cientistas para poder ouvir e discutir sobre a importância das pesquisas científicas”, salientou Mayara Godoy, coordenadora local do evento. .
Entrada gratuita – o único custo é da consumação individual –, o evento é indicado para pessoas de qualquer nível de formação. Não é necessário fazer reserva, mas recomenda-se chegar mais cedo, porque os bares costumam lotar. O Pint Foz é um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
.
Edição passada do evento em Foz do Iguaçu, antes da pandemia – Foto: divulgação
O Pint Foz terá início na segunda-feira (07) com o tema Onças e uma cidade perdida no Parque Nacional do Iguaçu. A coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, abre a programação falando sobre a população de onças pintadas do Parque, considerada a mais importante da América Latina. Em seguida, o historiador e museólogo Pedro Louvain vai apresentar pesquisas inéditas que estão reconstruindo a história da redução jesuítica de Santa Maria do Iguaçu que perdurou até 1.633 no atual território do Parque Nacional do Iguaçu. As palestras terão início às 19h no Tetris Contianer Hostel.
Já na terça-feira (08) o tema central será Feminismos e Masculinidades – repensando as relações de gênero. A partir das 19h, no 277 Craft Beer, o doutor em Antropologia Social Waldemir Rosa irá falar sobre os contextos de relações sociais e disputa no poder nos quais estão inseridos a masculinidade. Na sequência, Elen Schneider, pesquisadora sobre Patriarcados na América Latina e lutas de mulheres trabalhadoras, vai conversar sobre algumas práticas e abordagens das lutas feministas tais como feminismo decolonial, feminismos afrolatinoamericano e afrofeminismo abya yala.
A noite de encerramento também será no 277 Craft Beer com o tema Máquinas e Cidades Inteligentes, quem contra quem? Na ocasião, o coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial (LAMIA) da UTFPR, Thiago Naves, vai apresentar projetos reais que mostram como a inteligência artificial está evoluindo para dar mais suporte à saúde no Brasil e no mundo. Além disso, o cientista da Computação Antonio Marcos Massao Hachisuca, vai explicar o que é uma Cidade Inteligente, suas tecnologias e seus benefícios para a população. .
Além de Foz do Iguaçu, bares de outras 40 cidades do Brasil recebem o Pint of Science na próxima semana. Essa edição especial é apenas um esquenta para o evento mundial, que está marcado para os dias 22 e 24 de maio de 2023.
Segundo a coordenação nacional, o evento é o maior debate de ciência do mundo que ocorre fora dos ambientes universitários. Criado em 2012, no Reino Unido, o Pint chegou ao Brasil em 2015. Na fronteira, esta já é a terceira edição do evento.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.