.
A formação original da Banda Blindagem, no final da década de 70 – Foto: divulgação
“Saca Marmanja” é o nome da mais “nova” música da Blindagem, banda paranaense das mais importantes e pioneiras, criada no final da década de 70, e marcada por parcerias com o escritor e poeta Paulo Leminski. A faixa foi registrada nos ensaios do primeiro álbum, mas acabou ficando de fora do trabalho. A música será lançada no próximo dia 11 de novembro (ouça teaser abaixo). Esta ação faz parte da campanha de financiamento coletivo Ainda Mais Verde, que pretende relançar o disco de estreia, de 1981. Também como parte da campanha, acontece um show especial neste domingo (6), em Curitiba, no Teatro Guaíra, a partir das 7 da noite.
A partir de uma fita encontrada pela família do guitarrista Paulo Teixeira neste ano, “Saca Marmanja” foi digitalizada e posteriormente remasterizada pelo engenheiro de som Leonardo Montenegro. É um retrato fiel de um dos mais importantes momentos da banda. No clipe que será lançado, as imagens de arquivo de show são do anos 1980, o que consegue traduzir um pouco a energia do quinteto, ainda em início de carreira. A composição é assinada pelos cinco integrantes do grupo à época, Alberto Rodriguez, Marinho Jr., Paulo Teixeira, Paulo Juk e Ivo Rodrigues – este falecido em 2010 – além de Paulo Leminski (1944-1989).
A última vez em que a Blindagem lançou uma música com Ivo nos vocais foi há 25 anos, em 1997, no disco “Dias Incertos”. Depois de 2010, quando Ivo faleceu, a banda seguiu com Rodriggo Vivasz até 2021, com quem lançou o single “O Equilibrista” (2015) e o álbum “Rock Pinhão” (2020). Deste o início deste ano, William Vox, é o novo vocalista.
Com o objetivo de relançar o disco “Blindagem” (Continental, 1981) remasterizado, foi criada a campanha de financiamento coletivo Ainda Mais Verde. O nome propõe uma conexão com o álbum, uma vez que também é chamado de “Verdura” ou de “Até Mais Verde”. Isso porque, conhecida por ser pioneira do chamado “rock rural”, um dos assuntos chaves tratados pela Blindagem desde o início é algo ainda mais importantes nos dias de hoje: as questões climáticas.
A capa do disco, criada pela agência de publicidade curitibana P.A.Z, tem com fotografia de João Urban, direção de arte de Lee Swain e ilustração do logo por Nilson Muller. Na arte, um montanhista encontra-se no refúgio no Pico Paraná e contempla a imensidão da protegida Serra do Mar, inserida em um dos biomas de maior diversidade do mundo, a Mata Atlântica. Além disso, a capa completa-se com uma chapa de aço como uma cobertura a essa fotografia, simbolizando a ‘proteção’ que a palavra Blindagem sugere.
. Neste domingo, dia 6 de novembro, a Blindagem sobe ao palco do Teatro Guaíra, a partir das 7 da noite, para celebrar os 40 anos do álbum homônimo. No repertório, a banda vai executar as músicas na ordem e arranjos originais do disco, além de outros clássicos da trajetória e algumas surpresas. Atualmente, a Blindagem é formada por Alberto Rodriguez (guitarra), Paulo Juk (baixo), Paulo Teixeira (guitarra), Rubén “Pato” Romero (bateria) e pelo vocalista Willian Vox.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.