.
Esta será a terceira edição do evento – Foto: Gabriela Dinalo
Por Denise Paro – H2FOZ
Um evento cultural com apresentações artísticas e artesanato feito por mulheres será realizado neste sábado, 26, das 16h às 22h, na Rua Frederico Engel, em frente ao Tetris Hostel, Vila Yolanda, para marcar a campanha “21 dias de ativismo: pelo fim da violência contra as mulheres”.
Com a temática “Musas, o retorno de Vênus”, o evento terá música e exposições e será abrilhantado por apresentação de dança, fotografia e artesanatos feitos pelas mulheres atendidas no Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) de Foz do Iguaçu.
Para a coordenadora do CRAM, Kiara Heck, a arte e a cultura dialogam com as questões de violência sem que seja necessário falar propriamente dela. “A arte traz a mulher para espaços de pertencimento da sociedade”, diz. O CRAM é referência no apoio às mulheres vítimas de violência. Em 2021, o total de atendimentos chegou a 1.600.
A feira estará montada em frente ao Tetris Hostel, na esquina da Rua Frederico Engels com a Avenida das Cataratas, e terá, além das atrações culturais, comidas e bebidas. Essa será a terceira edição do evento.
A campanha do ativismo feminino é realizada em todo o mundo e foi criada em 1991 por 23 feministas de diferentes países para combater a violência contra a mulher e garantir os direitos humanos. Em outros países, o evento é chamado “16 dias de ativismo” e ocorre entre 25 de novembro e 10 de dezembro. No Brasil, são 21 dias de ativismo porque as ações têm início em 20 de novembro, Dia Consciência Negra.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.