.
No Brasil, dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, uma data de celebração e também de luta, cujo objetivo é refletir sobre a importância do povo e da cultura africana na construção do nosso país e sobre as dificuldades ainda enfrentadas pelos negros em razão do racismo estrutural que persiste como marca de nossa sociedade.
A data foi escolhida pelo Movimento Negro Unificado em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra contra a escravidão, capturado e morto por bandeirantes em 20 de novembro de 1695. Localizado na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas, o Quilombo dos Palmares foi o maior e mais duradouro dos quilombos, tendo abrigado até 30 mil habitantes ao longo de mais de 100 anos de existência. O legado deixado por Zumbi continua a orientar a luta contra o racismo, a discriminação e a desigualdade social.
Para refletir sobre a questão racial a partir de diversas perspectivas, a editora Boitempo disponibilizou o e-book Introdução ao pensamento feminista negro, com textos sobre Angela Davis, Audre Lorde, bell hooks, Lélia Gonzalez, Michelle Alexander, Sueli Carneiro e Conceição Evaristo, assinados por Rosane Borges, Juliana Borges, Nubia Regina Moreira, Stephanie Borges, Raquel Barreto e Evilânia Santos. Está disponível gratuitamente nas lojas da Kobo, Google, Apple ou Amazon!
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.