Foto: UNE
.
A 13ª edição da Bienal da UNE – Festival dos Estudantes será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 2 e 5 de fevereiro. Com o tema “Um Rio Chamado Brasil – Afluentes da Reconstrução”, o festival reunirá trabalhos artísticos de estudantes de todo o Brasil, além de promover mostra científica e certames de jogos digitais. As produções selecionadas serão apresentadas na Fundição Progresso, no centro da capital carioca. A programação da Bienal é gratuita e aberta ao público, restrita apenas às capacidades de cada espaço.
Nesta edição da Bienal da UNE, as Mostras das linguagens de Arte e Cultura, os trabalhos classificados terão relação com ancestralidades, fé, afetos, diversidades e territórios.
Já na Mostra Científica, as pesquisas apresentadas serão relacionadas às diversas áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Educação; Geociências, Agrárias e Ambientais; Linguística, Letras e Artes.
A edição de 2023 do maior festival estudantil da América Latina terá como uma das novidades a estreia de uma disputa de Hip Hop oficial do evento. A coordenação da Bienal da UNE organizou um batalha de mcs, junto com a Nação Hip Hop, entidade organizada por representantes do movimento hip-hop que fomentam ações musicais nas periferias do país. MCs estudantes do ensino médio, técnico, superior e da pós-graduação de todo o Brasil estão participando de seletivas e etapas estaduais classificatórias para os embates do Rio, em fevereiro.
Imagem; reprodução da página Bienal da UNE
. A Bienal da UNE é um festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, conecta e apresenta o que de mais interessante tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras. É considerado o maior encontro estudantil da América Latina, reunindo cerca de 15 mil estudantes por edição. É realizado em conjunto com a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), a ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos) e a OCLAE (Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes). . A primeira Bienal da UNE foi realizada em 1999, em Salvador (BA), já passou por Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e mais de uma vez no Rio de Janeiro. . A programação da Bienal reúne debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos, shows, visitas às comunidades locais e diversas outras atividades culturais. . Ao longo de mais de 20 anos, o festival já passou também pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Olinda e contou com a presença de figuras ilustres como Leci Brandão, Alceu Valença, Nação Zumbi, Tom Zé, J. Borges, Aleida Guevara, Gilberto Gil, Ariano Suassuna, Racionais MC’s, Criolo, Emicida, Pitty e muitos outros personagens da cultura brasileira e latino-americana.
13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes De 2 a 5 de fevereiro de 2023, no Rio de Janeiro
Aberto ao público no geral, de todas as idades
Site oficial: https://bienaldaune.com.br/
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.