.
Lua cheia no céu iguaçuense no inverno de 2022. – Fotografia: Roberto Lemos
. Nesta sexta-feira (6) é tempo de se admirar a primeira Lua cheia do ano de 2023. A previsão é que nasça perto das 19 horas, ao pôr do Sol. Aliás, dá para ver os dois fenômenos ao mesmo tempo. Claro que isso pede um local de visão mais desobstruída para se olhar simultaneamente para lados opostos do firmamento. A Lua, especificamente, estará atravessando o céu de leste para oeste e ficará visível até o amanhecer. Poderá ser observada em qualquer parte do território brasileiro, pelo menos onde o céu estiver limpo.
Aqui vale o comentário de que a melhor imagem da Lua cheia é mesmo na primeira hora após de seu nascimento. Próxima do horizonte, aparenta ser ainda maior com as referências das silhuetas de prédios e árvores. Soma-se a isso as tonalidades e cores que pode apresentar. .
LEIA TAMBÉM: “A lua no cinema”, poema de Paulo Leminski . Fotografia de Roberto Lemos
. Na falta de melhor localização, pode-se recorrer a auxílio digital (sites e app) de astronomia. Endereços como Skywalk, Starchart, Sky Safari e Stellarium podem apontar a posição da Lua para cada região.
No sábado (7), a oportunidade continua. A Lua cheia ainda estará plena para se observar. Só nascerá mais tarde, pouco antes das 20 horas.
Imagem: Unsplash Marcella Duarte
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.