Temas ambientais estarão no palco da Oficina de Música de Curitiba neste ano. O evento, de 25 de janeiro a 5 de fevereiro, que chega à sua 40ª edição, traz discussões polêmicas e contemporâneas, como o uso da madeira do pau-brasil na confecção de instrumentos musicais.

Tão simbólico quanto ameaçado de extinção, o pau-brasil é um dos temas da 40ª Oficina de Música de Curitiba. A madeira é cobiçada por fabricantes de instrumentos, especialmente para arcos de violino. A palestra com o archetier e luthier Igor Mottinha Fomin abordará os marcos regulatórios que tramitam no cenário internacional.

.

Aquecimento global

.

Outro destaque é a presença do renomado climatologista brasileiro Paulo Nobre, que vai falar sobre o papel das florestas no equilíbrio do clima global. Pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e um dos maiores nomes da ciência do clima no Brasil, Paulo Nobre fará uma palestra no Memorial de Curitiba, no sábado (27/1), às 16h. Com entrada gratuita, as inscrições para a palestra estão abertas no site da Oficina de Música.

.

O pesquisador do INPE, renomado climatologista brasileiro Paulo Nobre, estará na Oficina de Música de Curitiba – Foto: Divulgação

.

Convidado pela Oficina Verde, tradicional evento de sustentabilidade que integra o festival de música da cidade, o pesquisador abordará o papel das florestas no equilíbrio climático do mundo e os processos que têm levado ao aquecimento global na “era da humanidade”.

A Oficina Verde tem ainda feira de trocas, artesanato indígena e filmes relacionados ao tema.

Cursos e atividades da Oficina Verde

Visita à Eco Barreira do Rio Atuba
A Eco Barreira do Rio Atuba já retirou mais de 10 toneladas de lixo de um dos principais rios urbanos da capital paranaense. A visita será uma aula sobre sua implantação e funcionamento do sistema de contenção de resíduos e também uma oportunidade para o público conhecer o Museu do Lixo, os postes solares e outras ações que acontecem junto à Eco Barreira.
27 de janeiro – 14h
Haverá um ônibus saindo da Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 170 – Centro)
Inscrições aqui

Palestra – Aquecimento global, florestas e clima no Antropoceno – com Paulo Nobre
O climatologista Paulo Nobre aborda o papel das florestas no equilíbrio climático global, na compreensão dos processos e ações que têm levado ao aquecimento global durante a era geológica do Antropoceno. Paulo Nobre é bacharel em Meteorologia pela Universidade de São Paulo, mestre em Meteorologia pelo Inpe, doutor em Meteorologia pela Universidade de Maryland, EUA,  pós-doutor pela Universidade de Columbia, EUA.  Atualmente trabalha como Pesquisador Titular do Inpe.
27 de janeiro – 16h
Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
Inscrições aqui

Exibição de filmes – com Sociedade Vegetariana Brasileira
29 de janeiro – 14h30
Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Inscrições aqui

Aula de equilíbrio sobre bicicleta – com Fernando Rosenbaum
30 de janeiro – 15h às 18h
Para participantes de todas as idades com interesse em aprender a manejar uma bicicleta.
Bicicletaria Cultural (R. Pres. Faria, 226 – Centro)
Inscrições aqui

Oficina de canteiro de capilaridade – com Eduardo Feniman
31 de janeiro – 14h30
Nesta oficina você aprenderá a fazer uma horta com um sistema de irrigação integrado, utilizando materiais simples, até mesmo reciclados.
Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Inscrições aqui

Revitalização de jardins, vasos e plantas – com Mago Jardineiro
1 de fevereiro – 14h30
Aula prática com plantios, podas e outras técnicas.Todos conhecerão várias ervas medicinais, aromáticas e temperos, aprendendo sobre suas indicações e diversas formas de uso.
Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Inscrições aqui

Oficina de micro jardinagem – com Iracema Bernardes
2 de fevereiro – 14h30
Para crianças e adultos, esta oficina apresenta práticas simples da micro jardinagem e sua interação com meio ambiente e princípios da sustentabilidade.
Cinemateca de Curitiba  (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Inscrições aqui

Magia e ciência: uma conversa milenar – com Janaina Fellini e Raquel Bombieri
3 de fevereiro – 14h30
Nesta oficina será abordado magia natural e estudos científicos sobre o assunto, a atuação específica de algumas ervas e os participantes poderão experimentar a potência das plantas no campo energético através da meditação com tambores.
Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Tratamento de resíduos orgânicos através da compostagem – com Amanda Liara Selivon
4 de fevereiro – 14h30
Os participantes serão auxiliados a fazer uma compostagem doméstica por meio de informações técnicas e práticas.
Cinemateca de Curitiba  (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Inscrições aqui

Feira de trocas Sustentroka – Coletivo Curitiba Lixo Zero e Família Folhas
4 de fevereiro – 15h às 17h30
Que tal ressignificar aquilo que você não usa mais? Nesta feira, você pode trocar com os participantes itens como: roupas, calçados, acessórios, vasos, plantas, livros, gibis, figurinos, tecidos, fantasias, adereços, cenografias, ferramentas, entre outros. Separe seus objetos e divirta-se!
Cinemateca de Curitiba  (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Feira de Venda de Artesanato Indígena – Artesãos do Povo Kanhgág e do Povo Jamamadi
4 de fevereiro – 15h às 17h30
Será realizada junto com a feira de trocas. O objetivo é divulgar e fortalecer os pequenos produtores que se empenham em produzir respeitando o meio ambiente e a saúde de todos.
Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Exibição do filme Cidades Lixo Zero
4 de fevereiro – 17h
Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.
Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

.

Da Redação