.
Peter Lanzani e Ricardo Darin em cena do filme “Argentina, 1985” – Foto: Reprodução
Nesta terça-feira (24), foi feito o anúncio dos indicados ao Oscar 2023. O filme “Argentina, 1985”, dirigido pelo cineasta e roteirista argentino Santiago Mitre, é um dos indicados. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de entrega dos prêmios que acontecerá no dia 12 de março no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O filme levantou discussões sobre o acerto de contas pela violência e o horror perpetrados por uma ditadura. Na segunda metade do século 20, Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, entre outros, sofreram golpes de Estado promovidos por militares. Até hoje, o cinema usa dos fatos para criar suas obras.
Os outros filmes que foram indicados a premiação de Melhor Filme Internacional do Oscar 2023: “Nada de Novo no Front”, da Alemanha; “Close”, da Bélgica; “EO”, da Polônia; “The Quiet Girl”, da Irlanda.
O filme “Argentina, 1985”, está disponível na Amazon Prime. Antes de ser indicado, o longa foi o vencedor n do Globo de Ouro 2023, com o troféu de Melhor Filme de Língua Não Inglesa. Uma das estrelas do projeto é o ator Ricardo Darín, considerado como um dos melhores do cinema argentino. Darín, inclusive, foi o protagonista de “O Segredo de Seus Olhos”, vencedor da estatueta da Academia em 2009 na mesma categoria.
. Além disso, o filme também foi indicado ao Leão de Ouro de Veneza, em que saiu vitorioso com Prêmio da Crítica, votado pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica, e laureado com o prêmio de júri popular de San Sebastián, o thriller jurídico acabou com as últimas críticas fortes feitas contra a Argentina.
O anúncio dos indicados ao Oscar 2023 foi feito na manhã desta terça-feira. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de entrega dos prêmios no dia 12 de março, em Los Angeles. (Veja a lista completa dos filmes indicados, aqui) .
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.