.
“Amazônia sem Garimpo”. Entenda a contaminação por mercúrio na cadeia alimentar, principalmente dos povos indígenas e ribeirinhos a partir deste vídeo, realizado em parceria da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lançado em 2022.
Esta animação é parte integrante do projeto de pesquisa “Impactos do Mercúrio em Áreas Protegidas e Povos da Floresta na Amazônia: Uma Abordagem Integrada Saúde e Ambiente” e foi financiada pelo Programa INOVA Fiocruz e VPAAPS/Fiocruz, via projeto “Aprimoramento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, através do desenvolvimento de estudos técnicos, pesquisas científicas e ações estratégicas, essenciais para a diversificação, ampliação e qualidade dos serviços de saúde prestados aos indígenas”.
O curta-metragem de animação “Amazônia sem Garimpo” tem versões com narrações em línguas indígenas. A tradução e narração em Yanomami é de Dário Vitório Kopenawa Yanomami, liderança de seu povo.
Amazônia Sem Garimpo – versão com narração em Yanomami e legendas em português:
Amazônia Sem Garimpo – versão com narração em português:
Veja também o documento sobre o mercúrio lançado pela Academia Brasileira de Ciências .
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.