.
Entre os dias 30 de março e 01 de abril evento musical mobilizará a fronteira trinacional, com atividades em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (AR) e Presidente Franco (PY). Sendo a harpa paraguaia tema e instrumento, a programação do “Ciclo de Concertos e Encontros Musicais na Tríplice Fronteira” terá como protagonista o músico argentino Koki Cabañas. Nos três dias, o convidado especial fará conferência e apresentações musicais. A realização é da coordenação de dois projetos de extensão da Unila: Seminários de apreciação musical e história da música na América Latina e Curso Preparatório de Canto.
Reynaldo “Koki” Cabañas nasceu em Buenos Aires em uma família de músicos. Iniciou na harpa paraguaia com seu pai, aos quatro anos. Um ano depois, começava a se apresentar. Primeiro com seus pais Reynaldo Cabañas e Nidia Elina Blanco, e, mais tarde, com o irmão Ricardo, em diversos eventos culturais.
Desenvolveu seus estudos formais de violão e harpa clássica no Conservatório Nacional de Música Carlos “Lopez Buchardo” e no Conservatório “Astor Piazzolla”.
A partir de 2008, em Assunção, PY, realiza apresentações com o “Grupo Cantares” e com o músico Papi Basaldúa. Em 2010 realiza turnês pela Europa e Japão, durante oito anos consecutivos.
Atualmente reside no Paraguai onde desempenha trabalhos de músico solista, arranjador e músico sessionista de harpa e violão.
. .
Nos três dias, o Ciclo equilibra ensino e formação com performance musical do convidado. Sempre respeitando a natureza de cada espaço incluído na programação. “Cada atividade é diferente, e se adequa ao espaço físico que a recebe”, comenta Analía Chernavsky. . “Na Unila será uma conferência com exemplos musicais tocados por Koki e participação dos professores do curso preparatório de canto. Na Estación será um concerto didático, porque o espaço também se projeta como centro de formação musical local, com aulas de instrumentos e espaço de concertos. Já na Cabaña um concerto mais artístico, porque se trata de um palco para shows e apresentações, mas não é centro específico de formação musical.”, completa a professora.
. Clique em cima das imagens para ler os detalhes de cada atividade:
. Na abertura do Ciclo, a atividade será no campus da Unila, em Foz do Iguaçu. A partir das 19 horas (horário de Brasília) da quinta-feira, 30 de março, será realizada a conferência “Ferramentas de Harmonia e Interpretação a partir da Harpa Paraguaia”, no Jardim Universitário, C 203. A atividade, que terá participação especial de professores do Curso de Canto da Unila, é gratuita e aberta ao público em geral.
. Dia 31 de março, sexta-feira, quem recebe o Ciclo é a cidade de Presidente Franco, no lado paraguaio. Koki Cabañas apresentará o concerto didático “A Harpa Paraguaia e sua integração aos estilos da América Latina”. Com início marcado para 21 horas (Hora Paraguaia), a atividade acontecerá na casa de espetáculos Estación del Arte. O ingresso, a preço popular, custa 25 mil guaranies (cerca de 20 reais). Informações e reservas pelo whatsapp +595 972.804976.
. O encerramento do Ciclo, no dia 01 de abril, sábado, será em Puerto Iguazú, lado argentino, em La Cabaña de los Muñecos. Marcado para iniciar às 21 horas (Horário argentino), acontecerá o concerto “A Harpa como solista e acompanhamento”, que também terá a participação especial de professores da Unila. Ingressos a mil pesos argentinos. Informações e reservas pelo whatsapp +549376460.4194.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.