.
Fotomontagem: Jornal da USP – Fotos: PRCEU/USP e Pexels
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP acaba de lançar a plataforma Narrativas de peso: o estigma relacionado ao peso corporal e o cuidado em saúde. Em formato totalmente online e dividido em seis módulos, o curso pretende instruir, sobretudo profissionais de saúde, em práticas de assistência menos estigmatizantes e mais humanizadas. As aulas já podem ser acessadas pelo sistema Moodle Extensão USP clicando aqui. .
Ao todo, são 26 materiais pedagógicos que o curso disponibiliza, em carga horária de 30 horas, gerando certificação ao final. Além disso, foram inseridos diferentes formatos para tornar o aprendizado mais proveitoso e interativo. Há ainda o que os organizadores consideram a parte principal do trabalho: os relatos de pessoas gordas ou obesas, suas vivências e desafios para que a sociedade as enxergue como indivíduos, não reconhecidas apenas pela sua composição corporal. . “Só iremos alcançar os tão almejados princípios de universalização, equidade e integralidade do Sistema Únicos de Saúde quanto toda e qualquer pessoa, independentemente de qualquer condição, tenha acesso digno para suas necessidades de saúde”, afirma Luana. “Afinal, qualquer profissional de saúde deve se enxergar como um agente político, diretamente implicado com a mudança social”, acrescenta.
Leia o resumo do artigo que deu origem ao curso neste link. . Saiba mais: fernanda.sclagliusu@gmail.com, com Fernanda Scagliusi, e luanacordeiro.oliveira@usp.br, com Luana Cordeiro
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.