Rodne e Diana, chapa 2; e Gleisson e Luis Evelio, chapa 3, no último debate
. A comunidade universitária escolhe, nesta terça (16) e quarta-feira (17), em consulta pública, o(a) reitor(a) e vice-reitor que irão comandar a UNILA pelos próximos quatro anos. A votação será realizada pelo SIG-Eleições. Esta é a segunda eleição para escolha de reitor realizada na Universidade, que completou 13 anos em 2023. . São candidatos os docentes Diana Araújo Pereira (chapa 2 – UNILA Reconstruindo juntos) e Gleisson Brito, que concorre à reeleição (chapa 3 – ¡Sigue avanzando UNILA!). Os candidatos a vice-reitor são, respectivamente, Rodne de Oliveira Lima e Luis Evelio Garcia Acevedo. A chapa 1 renunciou ao pleito. Na página da Comissão Eleitoral é possível conhecer o currículo e plano de gestão dos candidatos.
. Podem votar docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos constantes na lista de eleitores divulgada pela Comissão Eleitoral. O sistema estará aberto das 8h do dia 16 até as 20h do dia 17 de maio. A apuração será realizada após o término da votação, no Campus Integração, e a expectativa é de que o resultado seja conhecido ainda na quarta-feira.
. “A escolha do reitor é um processo bastante democrático que faz com que toda a universidade, toda a comunidade acadêmica consiga escolher seu representante maior e de uma maneira em que não se tem distinção. Não é uma representação de uma classe ou de outra. Vai ser nosso representante, da nossa instituição e vai ser escolhido por todas as categorias igualmente”, destacou a presidente da Comissão Eleitoral, Gilcélia Cordeiro. . Ela salienta que esta é a segunda eleição para escolha de reitor na UNILA. “É nosso segundo processo e ainda temos muito para aprender. Aprendemos muito agora e vamos aprender muito mais. Espero que daqui quatro anos consigamos ter melhorado as regras e normas”, completa. .
Gilcélia (ao centro): processo democrático
A Comissão Eleitoral irá divulgar dois resultados da consulta pública, que é a primeira etapa da escolha para reitor: um considerando a igualdade de peso para o voto de cada uma das categorias – estudantes, docentes e técnicos-administrativos (TAEs); e o segundo, considerando os pesos de cada categoria: docentes (70%), estudantes (15%) e técnicos (15%). Votos brancos e nulos não serão considerados nos cálculos. . Na sequência, o resultado será submetido ao Conselho Universitário (CONSUN), que se reúne na sexta-feira (19), em assembleia extraordinária, para votar e elaborar a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC).
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.