.
Está disponível no Youtube o documentário “Como un pájaro libre” (som original em espanhol), do diretor Ricardo Wullicher e do roteirista Miguel Briante, realizado en 1983. O filme registra a volta de Mercedes Sosa à sua pátria, depois de um exílio de três anos. Mostra também o encontro de La Negra com uma nova geração de artistas que fazia frente à ditadura cívico-militar que estava instalada na Argentina. .
Mercedes Sosa, em 1982, desafiando o regime militar argentino, fez treze apresentações no #TeatroOpera e ali fez amizade com o produtor Daniel Grinbank. Essas apresentações foram, por assim dizer, o embrião do giro pelo país. Para muitos argentinos, a turnê marca também o começo do fim do regime ditatorial.
O filme tem relatos da cantora. Em primeira pessoa, de forma autobiográfica, Mercedes Sosa fala de acontecimentos de sua vida pessoal. São marcantes também as imagens do show ao vivo num campo de futebol, a volta a sua terra natal Tucumán, para se encontrar com familiares e amigos.
No centro de tudo, a mensagem mais cultivada por Mercedes: a necessidade de liberdades democráticas e respeito pelos Direitos Humanos.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.