O Jornal Cândido de agosto traz uma reportagem especial de Juliana Sehn sobre o jornalismo literário produzido por mulheres, historicamente apagadas das redações. Raramente citadas em antologias, elas deixaram as suas marcas no gênero e influenciaram gerações de novas profissionais. São mulheres como Joan Didion, Janet Malcolm, Svetlana Aleksiévitch, Fabiana Moraes e Adriana Negreiros. Para ilustrar, o especial de capa ainda apresenta uma seleção de obras para conhecer o movimento por um viés feminino.
A edição traz também uma entrevista, concedida ao escritor João Lucas Dusi, com o editor Claudecir Rocha, que resgatou recentemente a epopeia “A Guayrá” (1891), de Rocha Pombo (1857-1933), considerado um dos fundadores da literatura paranaense, em uma conversa sobre o provincianismo local.
E dando continuidade ao Especial Nicolau, a nova edição do Cândido resgata a entrevista Príncipe Negro da Música, com Itamar Assumpção, publicada originalmente no Nicolau, suplemento bimestral editado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), em julho de 1989.
LEIA TAMBÉM: Entrevista: Itamar Assumpção, príncipe negro da música
A poeta e tradutora Francesca Cricelli apresenta traduções de três poetas contemporâneos europeus (Soffía Bjarnadóttir, Francesca Serragnoli e Sergio García Zamora), nos respectivos idiomas: islandês, italiano e espanhol.
Outros destaques do Cândido 141, editado pela Biblioteca Pública do Paraná: poema inédito da poeta Angela Melim, conto de Tiago Feijó e ensaio fotográfico por Almiro da Silva, de Sapopema, no Norte Pioneiro do Paraná, em um registro vivo do imaginário de uma cidade do Interior do Estado. A ilustração de capa é da artista Vique.
Serviço: Jornal Cândido
Publicação de literatura editada desde 2011 Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.