O filme Vento na Fronteira (2022), das diretoras brasileiras Marina Weis e Laura Faerman, chega ao Cinelatino. A produção conquistou diversos prêmios, entre eles, melhor documentário internacional pelo Durban International Film Festival (África do Sul), melhor direção pelo Filmambiente (Brasil), além de receber a menção honrosa no Rome Independent Film Festival (Itália). A exibição, que é fruto da parceria entre o Cineclube Cinelatino, o espaço Cine Cataratas e a distribuidora Taturana Mobi, acontecerá no dia 19 de setembro às 19 horas, no Cine Cataratas em Foz do Iguaçu.
O longa retrata a disputa por terras entre indígenas e fazendeiros na região do Mato Grosso do Sul, coração do agronegócio brasileiro. De um lado, a professora indígena do povo Guarani-Kaiowá, Alenir Aquino, luta pelo direito de sua comunidade às terras ancestrais. Do outro, o espectador assiste ao discurso da advogada e “herdeira” dessas mesmas terras, Luana Ruiz – termômetros para o crescimento do poder político ruralista durante a presidência de Jair Bolsonaro.
Após a exibição, haverá debate no Sudacas Bar, contando com a presença da professora de história Nathália Santos, do historiador Rafael Fonseca, e do psicólogo Ulisses Schlosser, com a mediação de Mario Ramão Villalva Filho, professor de língua e cultura guarani da Unila. O Cineclube Cinelatino é um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, sem fins lucrativos. A receita da venda de ingressos é destinada integralmente ao cinema e às distribuidoras.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.