Maria Eduarda Pontes e Pontes, professora de artes visuais, apresenta as obras de Kennedy Bahia aos estudantes – Foto: Gentileza/Assessoria
H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski Alunos da rede municipal de ensino em Foz do Iguaçu estão tendo a oportunidade de conhecer a maior coleção de arte aberta ao público na Terra das Cataratas, exposta no Sanma Hotel, da Avenida das Cataratas. A visita ao Acervo Sanma faz parte de um projeto educativo desenvolvido pelo estabelecimento hoteleiro.
Leia também: APAE de Foz do Iguaçu promove exposição de artes
Morre, aos 91 anos, o artista colombiano Fernando Botero
Maria Eduarda Pontes e Pontes, professora de artes visuais e responsável pelo acervo, é quem conduz as atividades com turmas como os alunos do 4.º ano da Escola Municipal Augusto Werner, localizada na Vila Carimã, bairro onde muitos dos moradores trabalham nas empresas do principal corredor turístico de Foz do Iguaçu.
“Quem produziu essas gravuras foi um artista chileno chamado Kennedy Bahia, que viveu no Brasil e registrou nossa fauna, flora e nossas baianas com muita alegria e entusiasmo”, explica Maria Eduarda, ante os olhares atentos das crianças com idades entre 8 e 10 anos.
A curiosidade em observar os quadros, ao vivo, faz com que os alunos se aproximem e descubram detalhes inesperados. Dali, as crianças seguem para o espaço preparado para ser um ateliê de artistas ainda principiantes, mas extremamente criativos. O desafio é compor uma releitura com recortes e colagens, inspirados nas serigrafias que viram.
Após a visita, crianças transformam papel colorido em obras que poderão levar para casa – Foto: Gentileza/Assessoria
“Por causa da internet, as gerações mais recentes tiveram a coordenação motora fina muito comprometida, principalmente o movimento de ´pinça´, então aqui eles são forçados a produzir com as próprias mãos, estimulando a coordenação ‘cérebro-mão’”, ressalta a educadora Maria Eduarda.
Durante o passeio pelo hotel, os estudantes também conhecem o laguinho onde há muitas carpas. “Uma vez eu passei com meu pai na frente do hotel e ele contou dos peixes coloridos daqui. Foi muito legal poder observar as carpas e dar comida para elas!”, revela Samanta da Silva, de 9 anos.
Após as atividades, é servido um lanche com bolos, pão de queijo e sucos para as turmas. As visitas dos alunos das escolas municipais de Foz do Iguaçu são quinzenais e duram três horas, com número máximo de 20 alunos, de 6 a 12 anos. Também é possível agendar de forma particular, para grupos de crianças.
Com mais de 340 obras de arte, o Acervo Sanma conta com obras de importantes artistas latino-americanos, como Aldemir Martins (1922–2006), Fernando Calderari (1939–2021), Antunes Netto (1936–1982), Carlos Bastos (1925–2004), Kennedy Bahia (1929–2005), Ida Hannemann de Campos (1922–2019) e Maria Cecília Wagner (1947–2009).
A coleção é composta por pinturas, esculturas, xilogravuras, litografias e tapeçarias, todas em diferentes formatos. A iniciativa de um passeio guiado que enalteça o acervo é uma homenagem a Santo Salvatti, pioneiro da hotelaria iguaçuense. Falecido em 2021, ele foi um dos fundadores do Sanma Hotel e responsável pela aquisição das peças da coleção.
A filha dele, Isabel Salvatti, coordenou a reconfiguração na direção e no conceito do novo empreendimento hoteleiro. Para ela, esse projeto é um ótimo exemplo da forma atual de se conduzir empresas, com relevância para iniciativas de interação social, sustentabilidade e governança.
Produzir com as mãos e exercitar a criatividade traz estímulos ao desenvolvimento dos alunos – Foto: Gentileza/Assessoria
“Uma empresa não pode ter foco somente no resultado financeiro. É preciso que o propósito envolva a comunidade, inclusive com o estabelecimento de parcerias das esferas pública e privada”, afirma.
Entre os novos acionistas do hotel, figuram representantes do Grupo Sarabia, os quais consideram que facilitar o acesso das crianças à cultura e a um ambiente diferenciado é oportunizar o futuro.
“Nós temos como premissa várias ações sociais, principalmente aportes nas áreas da saúde, educação e social. Sempre podemos fazer algo pelo próximo, principalmente pelos que estão no nosso entorno, retribuindo em forma de oportunidade”, explica Paulo Sarabia, representante do grupo.
Em breve, o projeto será ampliado para que as crianças conheçam melhor o hotel, as instalações de hospedagem e os bastidores, bem como reconheçam, entre os funcionários, as profissões envolvidas no cotidiano de trabalho da rede hoteleira.
Projeto Educativo Acervo Sanma para Escolas Públicas Agendamento gratuito: + 55 49 99101-5253 | www.sanmahotel.com.br Endereço: Avenida das Cataratas, 12.280 – km 21 – Parque Nacional, Foz do Iguaçu
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.