Ciclo de Jazz Música de Frontera reúne instrumentistas que atuam na região trinacional. Pereyra, argentino, recebe os brasileiros Rezende, Casacio e Correa. Os quatro se apresentam neste domingo (24), a partir das 20 horas (horário argentino), no El Loco Heraldo Bar, em Puerto Iguazu. O evento promove uma imersão no melhor da música de fronteira, emoldurada por uma formação jazzística. O preço da entrada é mil e quinhentos pesos (cerca de 21 reais).
O quarteto de música instrumental se dedica a fomentar o estudo, a pesquisa e o intercâmbio artístico na região faz algum tempo. Músicos experientes, tomam os elementos do jazz como uma oportunidade para imersões nas músicas brasileira e argentina. Assim, ampliam o universo musical que se estabelece no convívio da fronteira trinacional. Portanto, a apresentação deste domingo é, sem dúvida, oportunidade de se assistir o trabalho consistente de gente que busca traduzir em linguagem essencial as suas origens e influências.
Sebastian Pereyra, guitarrista argentino É docente, investigador e produtor musical. Possui Licenciatura em Música com ênfase em violão folclórico e Mestrado em Cultura Latino-Americana pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. Faz especialização em jazz e violão brasileiro com Lupa Santiago, Mario Conde, Conrado Paulineo, entre outros.
No Brasil, participou em vários festivais de jazz, como o Festival Internacional de Curitiba, o Festival de Jazz de Itajaí (SC) e Músicas Sem Fronteiras do Sesc. Atualmente é produtor artístico do Circuito Iguazú de Música Latino-Americana e do Festival de Música Instrumental Terra de Águas, ambos realizados nas cidades fronteiriças de Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu. Tem compartilhado cenário com grandes nomes da música brasileira, paraguaia e argentina. Sergio Coelho, Mario Conde, Paulo Siqueira, Pedro Martínez, Matías Arriazu, los Hermanos Nuñes, Alexandro Kramer, entre outros.
Marcelo Correa, pianista brasileiro. É licenciado em Música com ênfase em piano pela Universidade de Brasília e Mestre em Arranjos e Improvisação pela Universidade de Cincinnati (EUA). Tem participado de diferentes projetos desde que voltou de seus estudos no território estadunidense: a orquestra e noneto JK (Brasília); o disco Arquitetônico, do trompetista brasileiro Marcos Santos: álbum Camaleão II, do saxofonista Ademir Júnior, entre outros. Participou de trabalhos de palco com alguns renomados da música instrumental brasileira e estadunidense. Arthur Maia, Roberto Menescal, Moisés Alves, Osvaldo Amori, Fred Hersch, Tim Hagans, Rusty Holloway, Bob Lark, Vaughn Wiester, Roger Ingram, Steve Allee, entre outros.
Lucas Casacio, baterista brasileiro. Doutor em Música e professor titular da Unila. Tem trabalhado com frequência em importantes festivais de música no exterior, tais como: Guimarães Jazz (Portugal), Harmos Plural (Portugal), Choro Festival Club em Paris (Francia) e o Festival Internacional de Música de Marraquexe (Marrocos), além de apresentações na Holanda.
Em 2014, lançou seu primeiro álbum de autor, o disco “Entre Outras Coisas”. Também é integrante do Quatro a Zero, grupo que expandiu as fronteiras do choro ao propor uma formação instrumental inovadora para o gênero: bateria, guitarra elétrica, piano e baixo elétrico. Tocou com figuras importantes da música brasileira, entre elas, Nailor Prota, Toninho Ferragutti, Marcelo Martins, Joel Nascimento, Arismar do Espírito Santo, Hermeto Pascoal, Carlinhos Antunes, Guga Stroeter, Léa Freire, entre outros.
Gabriel Rezende, contrabaixista brasileiro É professor de Percepção e Apreciação Musical na Unila. Doutor em Música pela Universidade de Campinas (Unicamp). Já participou em diversos festivais de música, como o FAMPOP (onde ganhou o prêmio de Melhor Música Instrumental, 2005). Também participou do Festival Jazz Plaza de Cuba (2009) e do Nabor Pires Camargo (2007), junto com duas edições da Virada Cultural Paulista (2010 y 2011), e workshop no Clube do Choro de Paris (2012).
Atua tanto no âmbito da música instrumental de fusão como no choro. Gravou e lançou, 2007, o álbum de música instrumental Pano Pra Manga. Dividiu cenário com músicos como Armandinho Macedo, Reco do Bandolim e Izaías Bueno.
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