Ficencias em edição passada – Fotos: divulgação PTI
Uma semana repleta de criatividade, experimentos e descobertas incríveis. Assim será marcada a 12ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), que ocorre de 16 a 20 de outubro, no Centro de Convenções (Ceconfi), em Foz do Iguaçu.
O evento, é um espaço para que estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de escolas públicas, federais e privadas, apresentem ideias criativas e inovadoras, contribuindo com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências.
Na edição de 2023 da feira, participam 184 trabalhos de estudantes de cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Recife e dos países vizinhos, Paraguai e Argentina. As áreas de conhecimento dos projetos são voltadas para as ciências biológicas, ciências sociais aplicadas, ciências exatas e da terra, ciências agrárias, ciências humanas, engenharias e ciências da saúde.
A FIciencias é realizada pelo Parque Tecnológico Itaipu e pela Itaipu Binacional, em parceria com 6 universidades: UEL, UEM, Unicentro, UFFS, UTFPR e Unila, além do apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural e FozTrans. Instituições de ensino e a comunidade em geral estão convidadas a visitar o evento presencialmente, com entrada gratuita, e conferir de perto as maravilhas da ciência.
Programação
A cerimônia oficial de abertura ocorrerá na quarta-feira (18), às 9h. Os trabalhos já estarão sendo expostos e avaliados a partir de terça-feira (17), até a quinta-feira (18), das 9h às 17h. A cerimônia de premiação e encerramento da FIciencias ocorre na sexta-feira (20), das 9h às 12h. Na segunda-feira (16), o dia será dedicado para que os estudantes e os professores orientadores realizem o credenciamento, montagem e checagem dos estandes.
Durante a programação do evento também será promovida a 4ª edição da Ficiencias Kids, com a participação de alunos de 04 a 10 anos de idade da educação infantil e do ensino fundamental I de escolas públicas e privadas do Paraná. Ao todo, serão expostos 47 trabalhos, no dia 18 de outubro, das 9h às 11h e das 15 às 17h.
A feira recebe também, pelo segundo ano consecutivo, o Hackateens. O desafio, que tem como objetivo fomentar ideias e a cultura da inovação, inicia no dia 17 de outubro com a participação de 10 grupos formados por alunos do ensino médio, EJA, técnico e universitário. As equipes buscarão a resolução de problemáticas reais a partir do tema do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 “Fome Zero e Agricultura Sustentável”.
A programação fica ainda mais completa com a realização de diversas palestras, espetáculos e atividades. Na quarta-feira (18), às 15h, o evento recebe a palestra no escuro: “Uma maneira diferente de pensar e agir”, com Luciano Salamacha. Às 17h, o destaque fica para o espetáculo Paulo Freire “Andarilho da Utopia” com Grupo OFF-Sina4. O evento também contará com diversas atividades durante toda quinta-feira (19). Uma delas é a palestra “O transtorno do espectro autista: inclusão social e os direitos” com as Dras. Aline Milanez e Daiany Caputti. Às 17h, a FIciencias receberá com apresentações culturais com apoio da Fundação Cultural de Foz.
A Ficiencias será realizada em paralelo a outro prestigiado evento, o Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), que será promovido de 18 a 20 de outubro, no mesmo local.
Incentivo aos jovens talentos
Segundo o diretor de negócios e empreendedorismo do PTI, Eduardo de Miranda, a Ficiencias tem cada vez mais se consolidado como um dos principais eventos educacionais de estímulo a ciência e a inovação. “Ao longo dos seus 12 anos, a feira tem desempenhado um papel fundamental na integração e a troca de experiências entre estudantes e professores do Brasil, Paraguai e Argentina, valorizando e reconhecendo os jovens talentos, além de despertar o interesse pela tecnologia e o empreendedorismo, alinhando-se com o propósito do PTI em transformar conhecimento e inovação em bem-estar social”, afirmou.
Para o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, a Ficiencias é uma celebração do conhecimento, da criatividade e da inovação, e um catalisador do potencial dos jovens talentos da nossa região. “Ao longo dos anos, vimos inúmeras ideias brilhantes nascerem aqui e se transformarem em soluções concretas para desafios do mundo real. A Itaipu tem orgulho de apoiar essa iniciativa que fortalece a educação, a pesquisa e a inovação, contribuindo para um futuro mais promissor para todos nós”, ressaltou.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.