A exposição de fotos está aberta à visitação no Centro do Convivência do Idoso – Foto: divulgação
A mostra fotográfica “ComVivências” está aberta à visitação no Centro de Convivência do Idoso. Ela faz parte das atividades de encerramento das oficinas que o CCI realizou durante o ano de 2023. Aberta no final de novembro, a Mostra de Oficinas CCI de 2023 contou com a participação de mais de 100 idosos, em apresentações de danças culturais, teclado e exposição de fotografias.
A exposição de fotos intitulada “ComVivências”, resultado da Oficina de Fotografia do programa Foz Fazendo Arte, ministrada pela arte-educadora Aurea Cunha, apresenta imagens capturadas com câmeras semi-profissionais e aparelhos smartphones.
“As mais de 80 fotos dos alunos, tiradas e editadas por eles mesmos, ficarão em exposição até janeiro de 2024. Esse projeto é uma parceria da Fundação Cultural, Foz Fazendo Arte e o CCI, com a Secretaria de Assistência Social de Foz do Iguaçu”, informou a professora Aurea.
“As atividades desenvolvidas no espaço em parceria com o projeto Foz Fazendo Arte estimulam a cultura para os idosos, em todas as suas representações. As oficinas são contínuas e gratuitas para pessoas acima de 60 anos de qualquer região do município”, destaca Graciele Dornelles, Coordenadora do CCI.
O evento do CCI contou com a demonstração de resultados de outras oficinas. Os idosos da Oficina de Teclado, regidos pelo arte-educador Jorge Ruibal, tocaram músicas como “Asa Branca” e “Parabéns pra Você”, contextualizando a origem das letras e suas melodias.
Também teve apresentação das idosas do grupo de Danças Culturais, ministrada pela arte-educadora Edi Maria Pahl. O grupo tem se apresentado em diversos municípios e eventos culturais, divulgando danças típicas e interagindo com diferentes públicos. São mais de 20 anos de existência do grupo com cerca de 30 idosas participantes.
A Oficina de Artesanato trouxe os materiais produzidos pelos idosos durante as aulas deste ano, produtos que podem ser adquiridos e os valores serão convertidos para compras de mais materiais para as próprias oficinas.
O evento também contou com participações especiais. Numa parceria da Unopar, estudantes do curso de Enfermagem fizeram aferição de pressão e deram orientações de saúde. Também recebeu representantes da Unati – Universidade da 3ª Idade, que apresentou as atividades disponíveis para idosos no campus da Unioeste de Foz do Iguaçu. Somando na programação, estudantes do curso de Psicologia da Cesufoz, que executaram um projeto junto ao CCI durante o semestre, fizeram a entrega de mais de 100 unidades do “Calendário da Alegria – Celebrando a Vida”, que celebra a dádiva de cada dia na jornada da pessoa idosa.
O Centro de Convivência do Idoso fica localizado na Rua Piquiri, nº 100 – Conj. Libra, anexo à Praça da Bíblia. O telefone é (45)9.9942-9853 (whatsApp). O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. São oferecidas várias atividades recreativas, esportivas, artísticas e culturais como: ginástica, pilates, violão, teclado, danças diversas, artesanato, fotografia e o baile da 3ª idade toda sexta-feira das 14h às 17h.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.