De H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski Foz do Iguaçu receberá, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, organizada de forma conjunta por movimentos sociais e organizações sindicais de vários países da região.
As inscrições seguem abertas e podem ser feitas na internet (clique aqui para ter acesso ao formulário). A jornada acontecerá no Centro de Convenções, com espaço para acampar no local.
“A Jornada é um processo de articulação continental que nos permite continuar no caminho da construção da unidade social e política dos povos da América Latina e do Caribe, reafirmando a importância da integração construída a partir das lutas, tradições, culturas e dinâmicas”, descreve a coordenação.
Para o dia 22, às 10h, está prevista a conferência “Crise sistêmica do capitalismo e as ameaças à paz e soberania dos povos”, além de mesas de trabalho sobre os eixos temáticos e ato de solidariedade em homenagem ao povo cubano.
Na sexta-feira (23), a programação será aberta com a conferência “Desafios da integração latino-americana e caribenha”. À tarde, será a vez das mesas de trabalho. À noite, haverá o Festival Latino-Americano e Caribenho de Cultura e Resistência.
O último dia (24) será reservado à plenária final, com a leitura do documento produzido durante o evento; à Feira Cultural com música, artesanato e produtos da economia solidária; e a um ato simbólico com a presença de lideranças políticas e sociais.
A lista ainda não foi confirmada pela organização, havendo a expectativa de que nomes como o ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica e a vice-presidente da Colômbia, Francia Marquez, participem de parte da programação.
Localmente, o evento conta com a parceria de instituições de ensino de Foz do Iguaçu, como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.