Adoniran, Osvaldo Moles e o Radioteatro – Foto: Núcleo Rubinato / divulgação
Todos nós conhecemos o estilo consagrado dos sambas de Adoniran Barbosa, com seu linguajar característico e a sempre bem-humorada crônica do povo pobre da cidade de São Paulo. O que poucos sabem é que esse estilo tão original passou por um longo período de gestação no universo do radioteatro, graças à convivência com o escritor Osvaldo Moles.
Gênio do rádio paulista, Moles não apenas foi o criador dos personagens impagáveis que fizeram a fama do intérprete Adoniran, como também é o autor da letra de grandes sucessos do compositor paulista, como Tiro ao Álvaro e Conselho de Mulher. No entanto, o fruto mais importante dessa fecunda colaboração foi sem dúvida a série radiofônica Histórias das Malocas.
Escrito por Osvaldo Moles e estrelado pelo radioator Adoniran Barbosa, o programa Histórias das Malocas foi a atração mais popular do rádio paulista nos anos 1950-60. Em tom satírico, os radiocontos apresentam os tormentos e alegrias dos habitantes do Morro do Piolho, tendo como protagonista o malandro Charutinho e sua absoluta ojeriza ao trabalho.
Este rádio-livro, mais um fruto da fértil trajetória de pesquisa da Rádio Rubinato, apresenta quatro episódios completos do programa Histórias das Malocas e 40 esquetes impagáveis que revelam a inusitada desenvoltura de Charutinho como astrólogo, poeta e porta-voz das queixas das malocas.
Recheada de fotos e documentos raros, a edição inclui ainda um rico texto de abertura sobre a trajetória e a atualidade do programa, e um Decionáurio com 190 verbetes repletos de humor e ironia ensinando o ‘jeito certo de falar errado” – ambos da autoria de Tomás Bastian, criador da Rádio Rubinato.
Assista o primeiro episódio, aqui.
Como faixa-bônus do projeto, o Conjunto João Rubinato lança o single Letra de Samba, uma parceria do escritor Osvaldo Moles com o maestro Hervé Cordovil criada especialmente para os primeiros episódios do programa Histórias das Malocas. A música foi lançada em 1962, no LP também chamado Histórias das Malocas, pela saudosa cantora Esterzinha de Souza. Assim como na versão original, a faixa é introduzida pelo diálogo hilário entre Charutinho e Terezoca, escrito por Osvaldo Moles.
Idealizado por Tomás Bastian, há 14 anos o Núcleo Rubinato pesquisa e difunde a obra menos conhecida de Adoniran Barbosa. Em 2017, através do ProAC, o Conjunto João Rubinato lança o disco-livro Adoniran em Partitura -12 canções inéditas, que traz os fac-símiles das partituras originais e conta com a participação especial de Eduardo Gudin, Carlinhos Vergueiro, Osvaldinho da Cuíca, Regina Cordovil e dos saudosos Toinho Melodia e Esterzinha de Souza. No mesmo ano, o grupo participa do documentário Adoniran Barbosa – meu nome é João Rubinato, de Pedro Serrano. A partir de então, o foco da pesquisa é redirecionado para a trajetória de Adoniran como radioator, até que em 2024, também através do ProAC, a Rádio Rubinato lança o rádio-livro Histórias das Malocas, acompanhado do single Letra de Samba.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.