Entre as atividades programadas para a Feira da Edunila, estímulo à doação e troca de livros – foto: Arquivo Unila
Com o objetivo de visibilizar e difundir a produção da comunidade acadêmica e da região, o evento contará com atividades paralelas, como mesas-redondas, oficinas, debates com autores e autoras de livros, projeção de filmes com a presença de diretores e diversas apresentações culturais. Haverá, ainda, um espaço para trocas de livros e doações. E na quarta-feira (03), a Feirinha Agroecológica será realizada no Campus Integração, abrindo a II Feira do Livro da UNILA.
A equipe da EDUNILA, irá ministrar a oficina “Como enviar meu trabalho para publicação”, no dia 5 de abril, às 17 horas, no espaço da Feira. “A ideia é auxiliarmos todos aqueles e aquelas que estão preparando seus livros para a editora, especialmente, aqueles abarcados pelo edital Semillas, em comemoração aos 10 anos dos cursos de graduação da UNILA”, aponta Andréia Moassab, coordenadora da Editora.
A segunda edição da Feira irá contar com a presença das editoras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do IDR-Paraná, de livreiros independentes, junto à banquinha de livros da EDUNILA, e da BIUNILA.
Este ano, a Feira recebe também a reunião da Associação Brasileira de Editoras Universitárias – regional Sul, a ABEU-Sul, a qual será, pela primeira vez, realizada na Universidade. O encontro da Regional Sul acontecerá no formato híbrido, com a intenção de discutir os principais dilemas e desafios das editoras universitárias, e preparar o debate para o encontro nacional da ABEU, que ocorrerá em maio, no Rio de Janeiro. Reunindo cerca de quarenta editoras universitárias da região Sul do país, “uma das principais questões do encontro será definir estratégias de enfrentamento ao Decreto Federal 9262/18”, esclarece Andréia Moassab, “o decreto extingue diversas funções do serviço público, entre as quais revisor de texto e programador visual, profissionais vitais para as editoras das universidades públicas”, afirma.
Destaque da programação do encontro da ABEU é o lançamento do livro “Santos Dumont nas Cataratas”, de Micael Alvino da Silva, no Parque Nacional do Iguaçu, no dia 05 de abril, às 9h30. Obra que busca, nas palavras do autor, “transportar o leitor e leitora às últimas décadas do século 19 e início do 20, para compreender o que acontecia no mundo e na fronteira trinacional quando Alberto Santos Dumont visitou as Cataratas do Iguaçu, em 1916”.
A conferência inaugural do Encontro da ABEU-Sul será com Leilah Bufrem, autora do livro “Editoras Universitárias no Brasil”, no dia 03, às 8h30, no mini-auditório do Campus Integração.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.