Festival de curtas movimenta mais de 400 pessoas na fronteira – foto ilustrativa: Freepik
De H2Foz/ Por Paulo Bogler Os grandes vencedores da maratona cinematográfica Abril Claquete, em Foz do Iguaçu, serão conhecidos durante evento nesta terça-feira, 30, às 18h30, no Selina. Todos os curtas produzidos durante o festival serão exibidos.
LEIA TAMBÉM: Maratona de cinema em Foz do Iguaçu desafia realizadores a fazer curtas em 84 horas
O evento mobiliza 400 realizadores audiovisuais, de diferentes experiências e linguagens, que integram equipes profissionais e amadoras. O desafio é produzir um curta em até 84 horas, com o tema revelado somente no início da corrida artística da sétima arte.
Na sua segunda edição, o festival é baseado no modelo “produção rápida” (fast-forward), em que os participantes precisam correr para produzir um curta-metragem de até quatro minutos de duração. Esse formato é difundido em países da Europa, por exemplo.
“O Abril Claquete é inclusivo, com participação de todos que fazem ou gostam de cinema”, disse ao H2FOZ Maurício Ferreira, um dos organizadores do Abril Claquete. O festival distribui R$ 8 mil em premiações aos realizadores de cinema.
Destaque para a categoria Voto Popular, modo on-line, na semana subsequente à maratona, agrupando produções das duas modalidades. O prêmio: R$ 500. Não vai ser exigida comprovação aos concorrentes, sendo importante o resultado final.
Abril Claquete – exibição e premiação Data: 30 de abril (terça-feira), 18h30 Local: Selina (Avenida Jorge Schimmelpfeng, 827, centro)
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.