Lançamento ocorreu em Londrina, na sede da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foto: Assessoria/PTI
De H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e 17 universidades do Paraná e Mato Grosso do Sul firmaram, na última sexta-feira (3), acordo para o desenvolvimento de projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Tais objetivos integram a Agenda 2030, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). No total, 200 iniciativas serão apoiadas, com a concessão de até mil bolsas para estudantes e professores das instituições parceiras.
O investimento será de R$ 24 milhões. Em material distribuído à imprensa, o PTI informa que os projetos terão de estar ligados aos valores da sustentabilidade, em pontos como o planejamento territorial, a eficiência energética e a agricultura sustentável, entre outros.
O Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial prevê metas como a conscientização e o desenvolvimento de ações práticas quanto aos desafios socioambientais, estimulando a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de projetos de aproximação entre universidades e comunidades das áreas nas quais atuam.
As instituições parceiras poderão inscrever seus projetos por meio do edital disponível no site https://www.pti.org.br/programa-extensao/ .
“O apoio das universidades sem dúvida será um grande impulsionador para o atingimento das metas propostas pela ONU em prol do desenvolvimento sustentável”, disse o diretor de Negócios e Empreendedorismo do PTI, Eduardo de Miranda, citado pela assessoria.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.