Professora Mara Meira: “O hospital não dava conta de atualizar sobre o estado de cada paciente devido ao alto número de internações na época. Com essas ligações, as famílias ficavam mais tranquilas e os pacientes com mais ânimo” – Foto: divulgação / Unioeste
O projeto “Humanização à Assistência dos Pacientes Hospitalizados com Covid-19” do curso de enfermagem da Unioeste foi classificado em segundo lugar na modalidade de Atividades de Extensão Universitária 2024. Coordenado pela prof. Dra. Mara Cristina Ripoli Meira, a atividade de extensão consistiu em permitir que familiares e pacientes internados no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, decorrente da alta transmissão do coronavírus entre os anos de 2020 e 2021, pudessem estar em contato através de vídeochamadas (WhatsApp) realizadas por intermédio de acadêmicas de Enfermagem.
O agendamento das chamadas era previamente realizado pelas enfermeiras do hospital e repassado para a prof. Mara Cristina, que consequentemente distribuía entre as alunas do curso. Ao todo, foram efetuadas 710 ligações bem-sucedidas. Isso somente foi possível graças aos cuidados tomados pelas 10 acadêmicas participantes, desde a vacinação e o uso dos equipamentos de proteção necessários. Além das doações recebidas de aparelhos celulares.
Os relatos de melhorias nos quadros psicológicos e a diminuição da ansiedade por parte de familares e pacientes foram evidenciados pela coordenadora do projeto. “Devido à incertezas da doença, as famílias estavam com muito medo. O hospital não dava conta de atualizar sobre o estado de cada paciente devido ao alto número de internações na época. Com essas ligações, as famílias ficavam mais tranquilas e os pacientes com mais ânimo”, descreveu.
O projeto também serviu como forma de qualificação e gratidão pela futura profissão, segundo a egressa Celeste Reis de Castro. “Participar do projeto, na linha de frente, me proporcionou uma compreensão única e muito mais profunda da importância da empatia e o ser “enfermeira”. Essas interações me mostraram o quanto nossos gestos de cuidado podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas”, declarou.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.