Primeira edição da mobilização estadual, ano passado – foto: Foto: Robeto Dziura/Arquivo Agência Estadual de Notícias
De H2Foz / Por Paulo Bogler Neste sábado, 20, Foz do Iguaçu promove a Caminhada do Meio-Dia contra o feminicídio, agenda estadual pela erradicação da violência contra as mulheres. A concentração será a partir das 11h30, na Praça das Nações (Mitre), no centro.
A mobilização marca o Dia de Combate ao Feminicídio no Paraná e faz memória à advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava (PR), vítima desse crime, assassinada pelo marido, que foi condenado a mais de 30 anos de prisão.
Caminhada do Meio-Dia movimenta e chama a sociedade à reflexão sobre o combate feminicídio, enfocando a prevenção, conscientização e mobilização da comunidade. Esse crime é uma grave violação de direitos humanos.
“Ano passado, o evento foi um sucesso, com a participação expressiva”, expõe a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Em seu balanço, mais de 70 municípios aderiram à ação.
Leia também: Brasil registra um crime de estupro a cada seis minutos em 2023
A organização local convida a comunidade a “se juntar a coletivos de mulheres, sociedade civil, conselhos de políticas públicas e movimentos sociais” na caminhada. No ano passado, Foz do Iguaçu registrou sete feminicídios e outras sete tentativas de assassinado de mulheres pelos simples fato de serem mulheres.
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi instituído pela Lei 19.873/2019.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.