Obras retrata o universo da adolescência e da juventude – foto: Divulgação/Roger Silva
Por Paulo Bogler Parte da fachada da Guarda Mirim em Foz do Iguaçu foi convertida em uma verdadeira galeria de arte urbana, a céu aberto, criada pelo artista iguaçuense Roger Silva. O mural em grafite se estende por 140 metros, preenchidos com cores, criatividade e reflexão, a convite da direção da entidade, que completa 47 anos de fundação.
As obras retratam o universo da adolescência e da juventude, permeada, portanto, por interações e trocas humanas, arte, leitura, estudo, sonhos e outros elementos presentes nessas fases da vida. E retrata as causas e os objetivos do trabalho da Guarda Mirim, como cursos, acesso ao trabalho decente, cidadania e garantia dos direitos integrais.
A arte também contempla bandeiras sociais encampadas pela instituição em sua agenda, como o combate ao trabalho infantil ilegal e às violências contra a população infantojuvenil. E inclui mensagem que alerta para a importância do cuidado e acompanhamento da saúde mental dos jovens.
Causas que envolvem a população infantojuvenil reportadas na arte – foto: Divulgação/Roger Silva
Em uma das criações, a The Cosmic Girl, Roger Silva mimetiza as vastas possibilidades da juventude, na forma de uma garota astronauta. “Sinaliza que cada jovem pode chegar aonde quiser, se seguir seus sonhos e correr atrás de seus objetivos”, explicita o artista, que dedicou um mês à composição do mural.
Ele reportou ao portal H2FOZ que as tratativas com a Guarda Miriam para o trabalho artístico começaram no final do ano passado. A direção apresentou as ideais e propostas, que ganharam formas no projeto apresentado pelo artista visual. Mãos aos pinceis e sprays, o resultado agora encanta moradores da comunidade da região da Vila Maracanã e Vila Sossego, que se detêm para apreciar a arte.
Arte, música, sonhos: arte e vivências juvenis – foto: Divulgação/Roger Silva
“Foi uma honra ter sido escolhido para criar este mural ilustrando, retratando, as lutas defendidas pela Guarda Mirim, que é reconhecida por seu trabalho em Foz do Iguaçu”, conta Roger. “Além de satisfeito e orgulhoso com a entrega, só tenho a agradecer pela confiança e apoio da instituição”, frisa.
“Cada jovem pode chegar aonde quiser” – foto: Divulgação/Roger Silva
Multifacético, o artista produz seus trabalhos em espaços públicos e privados, em telas e desenhos em caricaturas. Apenas neste ano, já são mais de 20 artes produzidas em pequenos ou grandes ambientes, o que inclui bairros populares como Vila C e Morumbi. Também realiza oficinas de artes para todas as idades.
Acompanhe Roger Silva em: instagram.com/rogersilvafoz
Inaugurada em 26 de julho de 1977, a Guarda Mirim de Foz do Iguaçu é uma organização da civil sem finalidades lucrativas. Há mais de duas décadas, realiza um programa de aprendizagem que visa à formação técnico-profissional de adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos, com base no que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Clique aqui e saiba mais sobre a Guarda Mirim
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.