Alojamento estudantil da UNILA, no Campus Integração – Foto: divulgação
A UNILA é uma das universidades contempladas pelo programa Novo PAC, do Governo Federal. Os investimentos, anunciados em junho deste ano, são destinados à implantação de novos campi e para a retomada de obras e consolidação dos projetos de estruturação da rede federal de ensino. Para a UNILA, serão alocados R$ 10 milhões.
O recurso será utilizado para a construção de uma moradia estudantil intercultural, que deverá atender cerca de 100 estudantes. A nova edificação será erguida no Campus Integração, onde já existem blocos de aulas e o alojamento estudantil. Os detalhes de infraestrutura ainda estão em fase de estudos. A previsão é que o projeto executivo e o edital de licitação estejam prontos até o segundo semestre de 2025.
A Moradia Intercultural Estudantil será um espaço destinado à permanência, durante o todo período de estudos, de pessoas vindas de diversos países da América Latina e Caribe, inclusive as de origens indígenas dos mais diversos povos. A moradia irá complementar e ampliar as possibilidades de assistência estudantil, além de oferecer novos espaços de bem estar para toda a comunidade universitária.
De acordo com a reitora Diana Araujo Pereira, “A UNILA vem se consolidando como uma universidade de fato intercultural. Essa é uma das suas bases fundadoras: o bilinguismo e a interculturalidade. E esse perfil vem se consolidando cada vez mais, sendo hoje a UNILA uma das universidades brasileiras com maior quantitativo de estudantes indígenas em relação ao total de estudantes”.
Além disso, lembra a reitora, “temos um ingresso específico e ampliado para refugiados e portadores de visto humanitário. Nesse contexto, é mais do que necessário termos um equipamento de assistência estudantil como a moradia, que vai não só ampliar a possibilidade de ingresso, mas também ampliar e fortalecer a permanência desses estudantes com perfil mais vulnerável”.
O prefeito universitário, Ivan Dario Gomez Araujo, reforça que, “além da edificação destinada às habitações, a Moradia Intercultural Estudantil contará com espaços de convivência, estudos, lazer e alimentação. Esses espaços comuns terão por objetivo atender não apenas a fração de discentes abrigada, mas toda a comunidade acadêmica”.
A UNILA já conta com um alojamento estudantil, também no Campus Integração. Porém, o alojamento se configura como uma acomodação temporária. Na UNILA, atualmente, o alojamento recebe calouros para uma estadia de um ano. “A moradia, por outro lado, é uma acomodação permanente, oferecendo serviços de hospedagem ao aluno durante todo o período de seus estudos”, complementa o prefeito.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.