O espetáculo “Alberto, o menino que queria voar” – Foto: divulgação / Sesi
Na primeira etapa, que acontece entre 13 e 29 de agosto, os espetáculos “Alberto, o menino que queria voar” e “Entre janelas” juntamente com as oficinas “Oryai: brincadeiras indígenas” e “Contar histórias: um exercício de humanidade” vão passar por 18 municípios. Já a segunda fase do Circuito Cultural acontece em novembro, estabelecendo-se como o maior projeto de difusão cultural do SESI Paraná, com a promoção cultural em 36 municípios. O Circuito Cultural SESI é uma realização do Sistema FIEP, por meio do SESI Cultura, com apoio dos municípios e parceria das indústrias locais.
A peça “Alberto, o menino que queria voar” conta a história de um mecânico, amigo de Santos Dumont, que acreditava desde criança que “o homem pode voar”, utilizando teatro de sombras e música. O ator transporta os espectadores de todas as idades para a Paris de 1900, em um palco repleto de imagens e luzes, projetando as máquinas voadoras criadas por Santos Dumont, o inventor do avião e patrono da aviação. – Classificação Livre, entrada gratuita.
A oficina “Oryai: brincadeiras indígenas” trabalha de forma prática o universo dos jogos-brincadeiras de dois povos indígenas do Brasil: Guarani e Kalapalo. Em forma de vivência, e marcada pelo toque da maraca, a oficina fomenta a importância da utilização deste repertório cultural pelos educadores como manutenção da memória dos nossos povos originários, despertando nos alunos o interesse pela cultura indígena, desmitificando crenças e referências errôneas.
“Oryai: brincadeiras indígenas”: oficina que valoriza as culturas de povos originários. Nesta, Guarani e Kalapalo – Foto: divulgação /Sesi.
“Oryai: brincadeiras indígenas”
13 de agosto, às 9h e às 14h, em Cascavel. Realização: Sesi Cultura. Indústria parceira: Lasfer – Indústria de Confecções Ltda. Mais informações: (46) 98801-2273.
14 de agosto, às 9h e às 14h, em Medianeira. Realização: Sesi Cultura. Indústria parceira: Frimesa. Mais informações: (46) 98801-2273.
15 de agosto, às 9h e às 14h, em Foz do Iguaçu (Rua Benjamin Constant, 62, Centro). Realização: Sesi Cultura. Indústria parceira: Parque Tecnológico Itaipu | Fundação Cultural. Mais informações: (46) 98801-2273.
“Alberto, o menino que queria voar”
13 de agosto, às 19h30, em Cascavel, no Teatro Municipal Sefrin Filho (Rua Rio de Janeiro, 905, Centro). Realização: Sesi Cultura. Indústria parceira: Lasfer – Indústria de Confecções Ltda. Mais informações: (46) 98801-2273.
14 de agosto, às 19h30, em Medianeira, no Centro Popular de Cultura Arandurá (Av. Brasil, 1677, Centro). Realização: Sesi Cultura. Indústria parceira: Frimesa. Mais informações: (46) 98801-2273.
15 de agosto, às 19h30, em Foz do Iguaçu, no Cineteatro Barrageiros (Fundação Parque Tecnológico de Itaipu). Realização: Sesi Cultura. Indústria parceira: Parque Tecnológico Itaipu | Fundação Cultural. Mais informações: (46) 98801-2273.
O Circuito Cultural SESI Paraná é um projeto itinerante que promove a difusão da arte e valoriza a diversidade cultural do povo brasileiro. Desde sua implementação, em 2010, o projeto tem alcançado sucesso ao passar todas as regiões do estado com apresentações gratuitas de música e artes cênicas, além de palestras e oficinas para grupos de diferentes idades.
A parceria com prefeituras, secretarias de cultura, fundações culturais e indústrias mostra como o projeto é sustentável e capaz de mobilizar diferentes setores em prol da cultura. Em 2023, foram atendidas 36 indústrias e um total de 22.984 espectadores.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.