Banco de Sangue Virtual foi apresentado na comunidade – fotos: Divulgação
Por Paulo Bogler O Banco de Sangue Virtual está expandindo a rede de doadores em Foz do Iguaçu e demais cidades do Paraná, com o apoio do Sicoob. A ação solidária ajuda a salvar vidas, reunindo, modo on-line, voluntários para doar sangue e mobilizar campanhas em prol de pacientes que precisam.
LEIA TAMBÉM: Curso de mídias digitais para jovens tem bolsa de R$ 625 em Foz do Iguaçu
A corrente do bem, como é costumeiramente chamada, começou no Rio Grande do Sul com apenas 65 voluntários integrados virtualmente e, hoje, dois anos depois, hoje já conta com 27 mil pessoas, explicou o gestor do Banco de Sangue Virtual, Ricardo Nunes.
O voluntário cumpriu agenda de três dias em Foz do Iguaçu, visitando organizações sociais, empresas, escolas e universidades. “Sentado no sofá de casa, toda pessoa pode ajudar outras, um familiar, amigo ou colega de trabalho, por meio dessa rede do bem”, destacou.
Ele é doador de sangue há quase 40 anos. E lembra que as pessoas vivem um drama quando precisam de ajuda para o atendimento a alguém hospitalizado. “É nessa hora difícil que entra o Banco de Sangue Virtual, acionando a sua rede na cidade, por e-mail ou WhatsApp”, realçou Ricardo.
Jovens ouvem com atenção os argumentos sobre a importância da doação de sangue enquanto solidariedade e projeto coletivo de saúde – Fotos: divulgação
Para integrar a rede on-line o doador voluntário preenche um formulário digital simplificado, ainda que não saiba, no momento, a sua tipificação sanguínea, passando a integrar a rede. Ele será acionado quando alguém na localidade precisar de sangue.
Qualquer pessoa também pode entrar no site para informar a necessidade de doação, reportando dados básicos, como o nome do paciente, tipo sanguíneo necessário e local do hemocentro. “Instantaneamente, criamos uma grande campanha silenciosa”, sublinhou Ricardo.
Pelo canal de WhatsApp, é possível requerer informações e orientação sobre a doação de sangue. As mensagens são personalizadas, não havendo espaço para assuntos diversos do objetivo do Banco de Sangue Virtual.
A expansão do Banco de Sangue Virtual conta com o apoio da Sancor Seguros, informou Wilson Serrano, que coordena as ações socioambientais e educativas do Sicoob Três Fronteiras. O apoio é para deslocamentos, materiais, campanhas e ações públicas.
“Esse é o diferencial do nosso cooperativismo, pois envolvemos parceiros com o compromisso de ajudar pessoas”, pontuou. “E o apoio à rede de doadores de sangue é um desses projetos, pois a causa é nobre, é ajudar a salvar vidas”, comentou.
“O Banco de Sangue Virtual é um desses projetos gratuitos, que não têm preço, mas é de muito valor”, declarou. “Uma colaboradora nossa precisou de sete doadores de sangue. Mas com essa rede, mobilizamos 418, a ajudando e fortalecendo o estoque do Hemonúcleo”, expôs Wilson.
A expansão da rede de doadores nas cidades paranaenses tem a colaboração ativa de cooperados e colaboradores do Sicoob. “Essa iniciativa estimula e facilita a prática da doação de sangue, sendo que o primeiro passo de quem quer ajudar é da sua casa ou trabalho”, convidou a colaboradora Kelly Dutra de Campos Baravelli.
Para conectar-se à rede de doadores e receptores de sangue no Paraná, cadastre-se no site www.bancodesanguevirtual.com.br . Em seguida, haverá o direcionamento automático para o canal oficial no WhatsApp.
Ricardo Nunes (2.º da esq. para a direita), com os diretores do Sicoob Três Fronteiras, Renato Schafranski, Dirceu Tessaro e Conderlei Lorenzetti – foto: Divulgação
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.