O cineclube Oficina Clandestina promove nesta terça-feira (20) sessão única do Natureza Morta. O filme será apresentado no Sudacas Bar, às 19 horas. A classificação é de 16 anos e a entrada é gratuita. O evento contará com a presença da diretora do filme Clarissa Moebus Ramalho.
“Natureza Morta” é o primeiro longa da cineasta Clarissa Moebus Ramalho. Faz parte de uma trilogia, intitulada “Inquietante Estranheza”, que começou em 2010, com seu companheiro de vida Ricardo Miranda, diretor de cinema e montador, já falecido. Os dois primeiros filmes são “Djalioh” e “Paixão e Virtude” (ambos uma livre adaptação dos contos de Gustave Flaubert).
O último filme, que completa a trilogia, interrompida em 2014, devido à morte de Ricardo, apresenta um processo singular de realização. Clarissa Moebus, diretora assistente dos dois longas anteriores e corroteirista de toda a trilogia, assumiu produção da versão final do roteiro e dirigiu “Natureza Morta” a partir de um ponto de vista feminino.
“Natureza Morta” se passa em 1888 e conta a história de Lenita, uma jovem culta, à frente de seu tempo, que foi criada pelo pai, no século XIX – época em que as mulheres eram preparadas para o casamento. Com a morte do pai, a jovem se muda para a fazenda de seu avô adotivo, onde conhece Manuel Barbosa, com quem vive uma intensa história e a descoberta de sua sexualidade. O filme é uma adaptação do romance “A carne”, de Júlio Ribeiro, que contempla a transposição de uma obra literária para o audiovisual e o fato de trazer um romance do século XIX, mantendo-se fiel ao texto original do livro.
Filmado em maio de 2019, na fazenda Sinimbu, em Cataguases/MG (que além de ser uma cidade cinematográfica cercada de fazendas pertencentes a este século, também se apresenta como geradora do Polo Audiovisual da Zona da Mata), o longa teve sua primeira apresentação em 2020, na Mostra de Cinema de Tiradentes – Mostra Aurora. Depois de um longo período de espera, devido à pandemia, o filme, finalmente, se apresentou no cinema do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (junho/2023) e no Cine Santa (outubro/2023), dando sequência ao lançamento que ocorreu no Rio de Janeiro, em abril deste mesmo ano. No elenco: Mariana Fausto, Rômulo Braga, Helena Ignez, Cátia Costa, Barbara Vida, Paulo Azevedo, Rose Abdallah, Octávio III e a participação dos bailarinos Ágatha Faro e Elias Bouza, sob a coreografia de Rodrigo Pederneiras (Grupo Corpo).
Direção: Clarissa Ramalho Direção de Fotografia: Antônio Luiz Mendes / Direção de Fotografia Grupo Corpo: Marcelo Borja Produção: Produtora Viralata e Artifício Cinematográfico Apoio: Polo Audiovisual da Zona da Mata e Energisa
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.