A segunda edição do Festival Resonancias está chegando. De 15 a 18 de novembro, em Puerto Libertad, na Argentina. O evento organizado pela Cooperativa Biodiversa Cultural em parceria com a Municipalidad de Libertad tem como referência principal o resgate das raízes Afro guarani, que ressoam apesar do “apagamento” da qual são vítimas na cultura e na história da região trinacional. “Um espaço de encontro às margens do Lago Urugua-í para nos reconectarmos com nossas raízes, redescobri-las através da percussão, da oralidade e da história, tentar revelar as influências Afro e Guarani na tríplice fronteira”, convidam os organizadores. A entrada é gratuita, incluindo o espaço para acampar (*).
“Resonancias” é um festival de artes cênicas, música e saberes ancestrais em cenário natural de grande beleza. Na edição de 2024 serão quatro dias onde se reunirão produtores de cultura às margens de uma imensa área de águas, lagos e cachoeira, na selva missioneira. Ao público que comparece, o chamamento para compartilhar, contemplar e criar junto, reconhecendo a importância de resgatar a influência afro e guarani na cultura da região, em especial do lado argentino.
Na programação dos quatro dias, atividades diversas, para todas as idades. Teatro, música, dança, cerâmica, artes visuais histórias e vivências. Os workshops e performances receberão contribuição livre e consciente “a la gorra” (em tradução livre para os brasileiros, “passar o chapéu”).
Puerto Libertad está localizada a cerca de 45 km de distância de Puerto Iguazú. E a ligação rodoviária possibilita viagens de carro ou de ônibus, que duram, em média, 40 minutos. No caso do transporte coletivo há linha permanente, com cinco horários diários ligando as duas localidades. Embarque e desembarque, assim com a venda de passagens, nas rodoviárias das duas cidades.
Sexta-feira, 15 de novembro Abertura oficial do Festival Resonancias na Praça de Puerto Libertad.
Sábado, domingo e segunda: de 16 a 18 de novembro Festival Resonancias no Parque Aquático Uruguai-í de Puerto Libertad.
Em busca de integrar a comunidade da localidade ao evento, a organização do Festival desenvolveu aulas de música, dança e modelagem de máscaras teatrais nas escolas públicas de Puerto Libertad . E agora, nos dias do Festival, parte desse aprendizado estará presente na programação do evento. Nas oficinas de teatro, por exemplo, as máscaras confeccionadas nas escolas estarão à disposição de outra transmissão de saberes. As máscaras também farão parte de uma exposição que ocorrerá durante a abertura do Festival, na praça central da cidade.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.